Ouro atinge novo recorde acima dos 1215 dólares por onça
A cotação do ouro no London Bullion Market atingiu 1215,85 dólares cerca das 5h30 TMG.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A cotação do ouro no London Bullion Market atingiu 1215,85 dólares cerca das 5h30 TMG.
Superou assim o recorde precedente, que datava da véspera. Ontem, tinha atingido 1201,63 dólares em Londres, tendo ultrapassado assim pela primeira vez a barreira dos 1200 dólares.
Os preços dos metais preciosos estão a subir há vários meses, batendo recordes atrás de recordes, beneficiando de uma conjuntura que excepcional de factores favoráveis, segundo os analistas.
O ouro tem sido particularmente favorecido pela desvalorização do dólar, que o torna menos caro para os investidores munidos com outras divisas, e encoraja os aforradores em dólares a diversificar as suas carteiras, procurando valores que consideram menos arriscados, como o metal amarelo.
O ouro tem beneficiado também de uma série de compras de reservas de ouro por vários bancos centrais asiáticos (Sri Lanka, Índia, Ilha Maurícia).