Google faz um esforço de transparência
A Google criou o Dashboard, uma página simples, que lista os diferentes serviços da empresa e a informação sobre o utilizador que está associada a cada um desses serviços.
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A Google criou o Dashboard, uma página simples, que lista os diferentes serviços da empresa e a informação sobre o utilizador que está associada a cada um desses serviços.
Por exemplo, no caso do GMail, é possível saber quantas trocas de mensagens (aquilo a que a Google chama “conversas”) estão na caixa de correio, quantas foram enviadas, quantos e-mails de spam foram recebidos. No caso do Blogger, o Dashboard mostra os blogues associados à conta, o último artigo escrito e o nome do utilizador. Para tudo isto, são assinalados os dados que são visíveis a outras pessoas. e aqueles que são privados.
Junto a cada um destes itens, há links para as páginas que explicam a política de privacidade da Google e para as definições de cada um dos serviços, onde o utilizador pode alterar os respectivos dados pessoais e configurações de privacidade.
Como a própria Google admite, o Dashboard não reúne toda a informação que a empresa armazena sobre a actividade dos utilizadores. Os dados apresentados são aqueles que fazem parte dos serviços para os quais é necessário uma conta Google (ou seja, um nome de utilizador e uma palavra-passe). Mas a empresa recolhe muita outra informação sobre a utilização de produtos (como os Mapas, por exemplo), que é tipicamente usada para melhorar os serviços e apresentar publicidade direccionada.