Projecção em ecrã gigante da saga "O anel dos Nibelungos" no Largo de São Carlos, em Lisboa

A tetralogia será projectada em ecrã gigante com legendagem em português à semelhança do que aconteceu com as três óperas anteriores: "O ouro do Reno", "As valquírias" e "Siegfried".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A tetralogia será projectada em ecrã gigante com legendagem em português à semelhança do que aconteceu com as três óperas anteriores: "O ouro do Reno", "As valquírias" e "Siegfried".

Enquanto decorre a iniciativa "Ópera ao Largo", o Teatro Nacional de São Carlos apresenta no sábado, às 15h00, e terça-feira, às 18h00, récitas de "O crepúsculo dos deuses", ópera que encerra a tetralogia "O anel dos Nibelungos" e que marca o regresso do encenador britânico Graham Vick à sala de espectáculos portuguesa.

As récitas serão transmitidas em directo para o Largo de São Carlos, sendo que a de dia 27 estará também disponível na internet, com legendagem em Português, através do site www.saocarlos.pt.

De acordo com o programa, o "Ópera ao Largo" começa dia 23, às 13h00, com a projecção do documentário da RTP sobre os bastidores da produção da primeira ópera da saga wagneriana, "O ouro do Reno", a que se seguirá às 18h00 a projecção da récita.
Dia 25, às 15h00, será transmitida a peça "As valquírias", a segunda ópera da saga, e dia 26, às 15h00, "Siegfried", a terceira da saga. O documentário da RTP que é projectado no primeiro dia do Ópera ao Largo repete dias 24 às 14h00, dia 26 às 13h00 e dia 27 às 17h00.

"O crepúsculo dos deuses", de Richard Wagner, abriu no passado dia 9 a temporada lírica 2009/2010 do Teatro Nacional de São Carlos e assinalou também o regresso a este palco do maestro Marko Letonja, na direcção da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Esta ópera, "Crepúsculo dos deuses", tem cenografia e figurinos de Timothy O´Brien, desenho de luz de Giuseppe de Iorio e movimentos coreográficos de Ron Howell. É de referir também que no seu elenco figuram nomes como Stefan Vinke (Siegfried) e Michael Vier (Ghunter).