Sally Potter num telemóvel perto de si
Que o cinema já não está apenas limitado ao grande ecrã não é novidade nenhuma, e os evangelistas da tecnologia sempre disseram que era uma questão de tempo até as novas plataformas de distribuição e visionamento começarem a ser integradas na estratégia de lançamento de um filme. Pois bem, parece que vai acontecer mais cedo do que se esperava: daqui a 15 dias, a cineasta inglesa Sally Potter vai estrear "Rage"... num telemóvel ou num iPod perto de si. O novo filme da cineasta de "Orlando" e "A Lição de Tango" vai estrear ao mesmo tempo online, em telemóveis, em DVD e em sala.
Faz sentido, face à estrutura nada convencional do filme: o conceito de "Rage" é uma série de entrevistas que um aluno de liceu (nunca visto nem ouvido) faz aos intervenientes num desfile de moda nova-iorquino, filmando-os no seu telemóvel e depois colocando-os na internet em sete "episódios" correspondentes a um dia na cronologia do desfile. Os actores foram filmados com uma câmara digital, representando sozinhos frente a um écrã "chroma key" manipulado em pós-produção com cores sólidas - e que actores: Judi Dench, Steve Buscemi, Jude Law, Eddie Izzard, John Leguizamo, Dianne Wiest, Lily Cole ou Bob Balaban aceitaram fazer parte da radical experiência formal de Potter, que explora de modo inteligentíssimo o que pode significar o conceito de narrativa na nova paisagem mediática e tecnológica e esvazia o conceito tradicional de cinema para se concentrar apenas nas performances dos actores, que nunca interagem uns com os outros.
"Escândalo" do último Festival de Berlim, recebido em catástrofe por uma crítica intransigente, "Rage" confirma agora a sua vocação de experiência radical, ao ser lançado de modo completamente diferente. A partir de 21 de Setembro, as plataformas online Babelgum e iTunes irão distribuir diariamente um dos sete "episódios" que compõem a narrativa do filme, possibilitando o visionamento no computador ou em telemóveis. E, a 24 de Setembro, "Rage" vai ter antestreia em projecção digital na sala londrina do British Film Institute, transmitida em directo via satélite para uma série de cinemas ingleses, seguida de um encontro da realizadora e do elenco com os espectadores, que podem enviar perguntas por video-chamada ou SMS, antecedendo uma carreira comercial restrita a duas semanas de cartaz, em simultâneo com o lançamento em DVD. Para quem quiser saber mais pormenores ou ter um "cheirinho" do objecto, tudo é explicado em http://ragethemovie.com ou www.babelgum.com/rage
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Que o cinema já não está apenas limitado ao grande ecrã não é novidade nenhuma, e os evangelistas da tecnologia sempre disseram que era uma questão de tempo até as novas plataformas de distribuição e visionamento começarem a ser integradas na estratégia de lançamento de um filme. Pois bem, parece que vai acontecer mais cedo do que se esperava: daqui a 15 dias, a cineasta inglesa Sally Potter vai estrear "Rage"... num telemóvel ou num iPod perto de si. O novo filme da cineasta de "Orlando" e "A Lição de Tango" vai estrear ao mesmo tempo online, em telemóveis, em DVD e em sala.
Faz sentido, face à estrutura nada convencional do filme: o conceito de "Rage" é uma série de entrevistas que um aluno de liceu (nunca visto nem ouvido) faz aos intervenientes num desfile de moda nova-iorquino, filmando-os no seu telemóvel e depois colocando-os na internet em sete "episódios" correspondentes a um dia na cronologia do desfile. Os actores foram filmados com uma câmara digital, representando sozinhos frente a um écrã "chroma key" manipulado em pós-produção com cores sólidas - e que actores: Judi Dench, Steve Buscemi, Jude Law, Eddie Izzard, John Leguizamo, Dianne Wiest, Lily Cole ou Bob Balaban aceitaram fazer parte da radical experiência formal de Potter, que explora de modo inteligentíssimo o que pode significar o conceito de narrativa na nova paisagem mediática e tecnológica e esvazia o conceito tradicional de cinema para se concentrar apenas nas performances dos actores, que nunca interagem uns com os outros.
"Escândalo" do último Festival de Berlim, recebido em catástrofe por uma crítica intransigente, "Rage" confirma agora a sua vocação de experiência radical, ao ser lançado de modo completamente diferente. A partir de 21 de Setembro, as plataformas online Babelgum e iTunes irão distribuir diariamente um dos sete "episódios" que compõem a narrativa do filme, possibilitando o visionamento no computador ou em telemóveis. E, a 24 de Setembro, "Rage" vai ter antestreia em projecção digital na sala londrina do British Film Institute, transmitida em directo via satélite para uma série de cinemas ingleses, seguida de um encontro da realizadora e do elenco com os espectadores, que podem enviar perguntas por video-chamada ou SMS, antecedendo uma carreira comercial restrita a duas semanas de cartaz, em simultâneo com o lançamento em DVD. Para quem quiser saber mais pormenores ou ter um "cheirinho" do objecto, tudo é explicado em http://ragethemovie.com ou www.babelgum.com/rage