Assalto ao Metro 1 2 3
Antes de ter sido estraçalhado desta maneira infeliz por Tony Scott, o romance de John Godey sobre um grupo de criminosos que faz uma carruagem do metro nova-iorquino refém deu origem a uma bela série B de 1974, "Alta Tensão em Nova Iorque", dirigida por Joseph Sargent com Walter Matthau e Robert Shaw.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Antes de ter sido estraçalhado desta maneira infeliz por Tony Scott, o romance de John Godey sobre um grupo de criminosos que faz uma carruagem do metro nova-iorquino refém deu origem a uma bela série B de 1974, "Alta Tensão em Nova Iorque", dirigida por Joseph Sargent com Walter Matthau e Robert Shaw.
O dispositivo essencial não muda neste "remake" actualizado para os nossos dias - o essencial do filme joga-se nas conversas entre o líder criminoso e o responsável do centro de controlo do metro - e o guião de Brian Helgeland introduz uma série de pistas interessantes e actuais sobre integridade, corrupção, responsabilidade, dever. O problema é que "Assalto ao Metro 123" é no essencial uma boa história onde o suspense nasce do "factor humano", das relações entre as personagens, entregue a um realizador conhecido pela sua hiperactividade visual. E se em filmes como "Inimigo Público" ou "Déjà Vu" esse frenesi da velocidade empresta uma urgência e uma tensão que servem bem o filme, aqui ele funciona completamente contra a história, destruindo completamente a entrega do sempre impecável Denzel Washington e de um excelente lote de secundários (John Turturro, Michael Rispoli, James Gandolfini) numa aceleração despropositada em direcção a um final histérico metido a martelo e filmado às três pancadas. Por uma vez, o erro de "casting" não está no elenco (embora John Travolta cabotine em excesso) mas sim atrás da câmara...