Exposição em Lisboa recorda Trindade Coelho, um dos nomes maiores da “geração inconformada”

Foto
Trindade Coelho é considerado um dos mais ilustres homens do século XIX DR

Trindade Coelho nasceu em Mogadouro no dia 18 de Junho de 1861 e morreu em Lisboa a 9 de Agosto de 1908.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Trindade Coelho nasceu em Mogadouro no dia 18 de Junho de 1861 e morreu em Lisboa a 9 de Agosto de 1908.

Considerado "um dos mais ilustres homens do Portugal do século XIX”, Coelho pertenceu à “geração inconformada” a par de Camilo Castelo Branco, Antero de Quental e Eça de Queirós. “As comemorações do centenário da sua morte têm como objectivo recordar não só a sua carreira literária, mas também a sua carreira como jurista e homem da imprensa esclarecida”.

A exposição é inaugurada no dia 9 de Agosto às 17h30, com a palestra “Trindade Coelho, Vida e Obra” de Ernesto Rodrigues da Universidade de Lisboa. Já em Setembro vão ter lugar várias conferências, visitas guiadas e apresentações teatrais (adaptações de contos do autor) nos Paços do Concelho.

As comemorações do centenário da morte de Trindade Coelho iniciaram-se em Junho de 2008 e vão ser concluídas a 27 de Setembro deste ano. A entrada na exposição é livre, de segunda a domingo (excepto ao sábado), entre as 10h00 e as 20h00.