Ministra lança programa Visionarium que aposta em conteúdos científicos

Foto
Segundo Maria de Lurdes Rodrigues, o plano de formação privilegia a componente prática e integra actividades experimentais Nuno Ferreira Santos (arquivo)

Dirigido a adultos e jovens adultos, esse plano de formação privilegia a componente prática e integra actividades experimentais, viagens científicas, projectos pedagógicos, experiências laboratoriais e visitas à exposição permanente do Visonarium - Centro de Ciência do Europarque.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Dirigido a adultos e jovens adultos, esse plano de formação privilegia a componente prática e integra actividades experimentais, viagens científicas, projectos pedagógicos, experiências laboratoriais e visitas à exposição permanente do Visonarium - Centro de Ciência do Europarque.

Para Maria de Lurdes Rodrigues, o programa Visionarium/Novas Oportunidades "é o símbolo de um novo paradigma na área da Educação". "Organiza-se em torno de uma afirmação que é quase senso comum, mas que é de difícil aplicação prática - o princípio de que a Educação é uma responsabilidade de todos e não é exclusivo de ninguém", afirmou a ministra.

Referindo-se à escolaridade obrigatória de 12 anos, que "hoje mesmo se aprova na Assembleia da República", Maria de Lurdes Rodrigues declara que a medida "é consensual e parece simples", mas "traz mais dificuldades ao sistema de ensino", porque irá acentuar o problema do "défice histórico da qualificação de adultos". "O problema tem tal dimensão", observa a ministra, "que nós temos mais adultos para formar do que jovens". A proporção é de três milhões de adultos para milhão e meio de jovens.

Paulo Nunes Almeida, vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, que gere o Europarque, adianta que, através do programa de formação hoje apresentado, o Visionarium assume o "acordo de, em três anos, formar 25 mil portugueses". As "necessidades específicas" desse público serão acauteladas. Joana Paupério é a coordenadora do programa Visionarium/Novas Oportunidades e garante que, por ser dirigida a adultos e jovens adultos, a formação vai decorrer em horário pós-laboral.

Todos os conteúdos "serão adaptados às características pedagógicas" de quatro públicos distintos: os alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos, os jovens que frequentam cursos profissionais, os jovens adultos inscritos em cursos de aprendizagem e os adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Para o curso de Desenho e Projecto de Construção Civil, ao nível do ensino secundário, o Visionarium concebeu, por exemplo, os módulos "Relevo", "Ciclo das rochas" e "Matemática no quotidiano". Para o curso de Estética, no âmbito da Formação de Adultos, foi preparado o módulo "Célula", que irá abordar a actividade celular no contexto da anatomia aplicada à epilação e depilação.