Literatura: Alice Munro vence Prémio Man Booker International

A escritora foi escolhida de entre uma lista que incluía alguns dos maiores vultos da literatura mundial, nomeadamente o escritor peruano Mario Vargas Llosa e o italiano Antonio Tabucchi.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A escritora foi escolhida de entre uma lista que incluía alguns dos maiores vultos da literatura mundial, nomeadamente o escritor peruano Mario Vargas Llosa e o italiano Antonio Tabucchi.

O ambiente criado por Alice Munro na sua escrita - cuja acção se desenrola maioritariamente em pequenas povoações - já lhe valeu uma série de prémios literários, apesar de o Nobel da Literatura, para o qual permanece uma eterna candidata, ainda lhe continuar a fugir, recorda o "Guardian".

A autora de contos não esconde a sua vontade de produzir um romance grandioso: "Estou sempre a tentar. Entre cada livro que edito, digo sempre, 'bom, vamos lá ao que interessa'", indicou a escritora ao jornal britânico, em 2003.

Pelo prémio a autora receberá 60 mil libras. É a terceira escritora a vencer o Man Booker International Prize, depois de Ismail Kadare, em 2005, e de Chinua Achebe, em 2007.

A estreia literária de Alice Munro aconteceu em 1968 com a obra "Dance of the Happy Shades". Actualmente vive em Clinton, Ontario - província canadiana onde nasceu, em 1931 - perto do Lago Huron, e já publicou até ao momento onze colecções de contos e um "romance", "Lives of Girls and Women", que é considerada antes uma série de pequenos contos co-relacionados.

A sua mais recente colecção de contos, "Too Much Happiness", será publicada em Outubro, havendo já a possibilidade de se fazerem encomendas online para o seu livro (em inglês), que leva a chancela Douglas Gibson Books.

Obra de Alice Munro:

Dance of the Happy Shades – 1968Lives of Girls and Women – 1971
Something I've Been Meaning to Tell You – 1974
Who Do You Think You Are? – 1978
The Moons of Jupiter – 1982
The Progress of Love – 1986
Friend of My Youth – 1990
Open Secrets – 1994
Selected Stories – 1996
The Love of a Good Woman – 1998 (O Amor de Uma Boa Mulher, Relógio d' Água)
Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage – 2001
No Love Lost – 2003
Vintage Munro – 2004
Runaway – 2004 (Fugas, Relógio D' Água)
The View from Castle Rock – 2006

Notícia actualizada e corrigida às 14h20