Banda larga móvel cresce em Portugal a "ritmo intenso"
De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), a banda larga móvel cresceu a um "ritmo intenso" no primeiro trimestre, aumentando em 313 mil utilizadores, mais 13 por cento que no trimestre anterior e mais 57 por cento, face ao período homólogo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), a banda larga móvel cresceu a um "ritmo intenso" no primeiro trimestre, aumentando em 313 mil utilizadores, mais 13 por cento que no trimestre anterior e mais 57 por cento, face ao período homólogo.
Actualmente, a internet móvel tem cerca de 2,69 milhões de utilizadores, enquanto que a banda larga fixa se situou em Março nos 1,7 milhões de clientes.
Quanto aos clientes de banda larga fixa, registou-se um aumento de 63 mil face ao trimestre anterior (crescimento de 3,9 por cento face ao trimestre anterior e de 9,3 por cento em termos homólogos).
Trata-se, segundo a Anacom, de um aumento que a Anacom justifica com a "actividade comercial do grupo PT, grupo ZON e Vodafone".
A quota de clientes de banda larga fixa do grupo PT situou-se nos 42,5 por cento, mais 0,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior, seguindo-se depois a ZON, que registou um aumento de 0,3 pontos percentuais, para 31,6 por cento.
Também a Vodafone aumentou a quota de clientes em 0,4 pontos percentuais, ao contrário da Cabovisão e da Sonaecom que diminuíram as suas quotas.
"Verificou-se que no primeiro trimestre e em termos líquidos, cerca de 64 por cento dos novos clientes de banda larga fixa aderiram aos serviços dos operadores do Grupo PT. Além do grupo PT, foram o Grupo ZON (39,8 por cento) e a Vodafone (14,9 por cento) os operadores que mais contribuíram para o acréscimo do número de clientes, em termos líquidos", diz a Anacom.
O tráfego de acesso à Internet em banda larga também cresceu cerca de 29 por cento nos primeiros três meses deste ano, sobretudo devido à evolução do tráfego da banda larga fixa (mais 30 por cento) que representa cerca de 95 por cento do total.
Em termos de tráfego, é o Grupo ZON/TV Cabo que detém a quota mais elevada.
"Terá sido o lançamento das ofertas de acesso à Internet sobre fibra óptica, para além do crescimento do número de clientes, que explica o significativo aumento do tráfego", acrescenta.
No final de Março, em cada 100 habitantes, 16 têm acesso à banda larga fixa, enquanto que relativamente aos acessos móveis, a relação passa de 25,4 por cada 100 habitantes.