GNR dá senhas de gasolina a condutores 100% Cool

Foto
Em 2008, segundo dados da GNR, foram detectados nas acções de patrulhamento 30 mil casos de excesso de álcool e detidos mais de 13 mil condutores Nelson Garrido/PÚBLICO

A sétima fase da campanha 100% Cool, promovida pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), foi hoje apresentada e vai contar com a parceria da GNR até Dezembro de 2010.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A sétima fase da campanha 100% Cool, promovida pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), foi hoje apresentada e vai contar com a parceria da GNR até Dezembro de 2010.

A BP, uma das empresas parceiras da iniciativa, vai disponibilizar 8.000 litros de combustível que serão disponibilizados pela GNR nas patrulhas nocturnas aos condutores 100% Cool.

O secretário-geral da ANEBE, Mário Moniz Barreto, destacou hoje os bons resultados da campanha, que se traduzem no facto "de ter aumentado ao longo dos anos o número de jovens 100% Cool" e ter diminuído o número de acidentes com vítimas na faixa etária do público-alvo desta campanha (18 a 30 anos)

O jovem 100% Cool é o condutor designado rotativamente e que fica encarregue de levar os amigos a casa, abstendo-se do consumo de álcool.

O Porto destacou-se como a cidade com jovens "mais bem comportados", enquanto Coimbra foi a pior classificada, sublinhou o responsável da ANEBE.

Nas últimas três edições foram contactados 80.000 jovens e realizados mais de 14.000 testes de alcoolemia, dos quais 18 por cento relativos a condutores com zero por cento de álcool.

Mário Moniz Barreto adiantou que a ANEBE vai celebrar uma parceria com a Associação Nacional de Discotecas para a inserção de suportes de comunicação em locais de diversão nocturna, salientando a responsabilidade ética destas empresas na prevenção deste problema.

Em 2008, segundo dados da GNR, foram detectados nas acções de patrulhamento 30 mil casos de excesso de álcool e detidos mais de 13 mil condutores que ultrapassaram uma taxa de alcoolemia de 1,2 gramas por litro de sangue.

O presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), que esteve também presente na cerimónia, assinalou que o novo Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool, que poderá ser aprovado ainda em Maio, contempla medidas direccionadas para os jovens, como a redução da taxa de alcoolemia para 0,2 gramas por litro de sangue para condutores recém-encartados e a passagem da idade mínima para a aquisição de álcool de 16 para 18 anos.