Google Street View chega ao Reino Unido envolvido em polémica

Foto
A Google substituiu as imagens polémicas por esta mensagem DR

Depois dos EUA, França, Espanha ou Itália o Google Street View já permite ver fotografias de ruas de 25 cidade britânicas. Para obter as imagens, a Google tem carros equipados com câmaras que tiram fotografias em 360 graus às ruas que percorrem.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Depois dos EUA, França, Espanha ou Itália o Google Street View já permite ver fotografias de ruas de 25 cidade britânicas. Para obter as imagens, a Google tem carros equipados com câmaras que tiram fotografias em 360 graus às ruas que percorrem.

Contudo, colocam-se problemas legais quando as câmaras fotografam pessoas ou situações privadas.

Apesar de ter sido chegado recentemente ao Reino Unido, os cidadãos já sentiram a sua privacidade violada e não tardaram a reclamar, tendo levado a Google a eliminar algumas das imagens.

Entre as fotografias que foram removidas estavam, por exemplo, a de um homem a vomitar na rua, a de outro homem a sair de uma “sex shop”, ou uma imagem onde a polícia efectuava uma detenção, refere a edição online do “Times”. Agora quem tente aceder aos locais onde foram tiradas estas fotografias vai encontrar um ecrã negro.

“Temos à disposição ferramentas para permitir às pessoas removerem as imagens rapidamente, o que mostra que a tecnologia funciona”, disse um porta-voz da Google no lançamento do Street View no Reino Unido, citado pelo “Times”.

Para além disso, a Google tem também disponível um sistema que automaticamente torna as caras e as matrículas enevoadas, para que não sejam identificáveis. Apesar da iniciativa, isso nem sempre acontece na perfeição. Se, por um lado, algumas caras aparecem reconhecíveis, por outro, as celebridades que dão a cara em “outdoors” publicitários aparecem enevoadas.

Os defeitos no sistema e as centenas de pessoas que se têm sentido prejudicadas com o Street View, fizeram a Privacy International (PI), uma organização que protege os cidadãos de violações de privacidade, apresentar uma queixa formal à entidade britânica que regula este tipo de informação, refere a edição online da BBC.

O director da PI, Simon Davies, refere à BBC que o Street View já causou “embaraço e danos a muitos britânicos”. Davies espera agora que o serviço da Google seja desligado enquanto as investigações decorrem.

Queixas já não são novidade

As acusações contra o “Street View” são novas no Reino Unido, porém já há vários meses que se ouvem em outros países, nomeadamente nos Estados Unidos, onde foi estreado o serviço.


Recorde-se que no mês passado um tribunal norte-americano rejeitou a acusação de um casal americano, que em Abril de 2008 pediu uma indemnização depois de a sua casa ter sido exposta pela aplicação da Google.

Também em Espanha, o Street View já esteve envolvido em polémica depois de ter sido fotografada uma mulher a urinar na rua. Apesar de a imagem ter sido apagada em menos de 12 horas, a Google não se livrou das críticas.

No entanto, as críticas não demovem a Google, que garante que vai continuar a expandir o Street View, e que mais cidades vão ser fotografadas, refere o “Times”.