Lucros da Jerónimo Martins cresceram 24,3 por cento em 2008

As vendas do grupo aumentaram 28,9 por cento para os 6,89 mil milhões de euros, impulsionadas por um crescimento de 47 por cento na facturação da Biedronka, cadeia de "hard discount" líder na Polónia.

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As vendas do grupo aumentaram 28,9 por cento para os 6,89 mil milhões de euros, impulsionadas por um crescimento de 47 por cento na facturação da Biedronka, cadeia de "hard discount" líder na Polónia.

O mercado polaco representa, assim, mais de 50 por cento do volume de negócios da JM, situando-se agora nos 3,52 mil milhões de euros. Em Portugal, as receitas cresceram 18,6 por cento para os 2,5 mil milhões de euros.

O EBITDA da empresa subiu 34,6 por cento para os 472,97 milhões de euros e o EBIT aumentou 40,4 por cento para os 315,39 milhões de euros.

Em 2008, o plano de investimentos da JM ascendeu a 874,2 milhões de euros. Valor que inclui a aquisição da cadeia alemã Plus, em Portugal e na Polónia. O programa de expansão foi responsável por 78,4 por cento do investimento total.

O grupo nacional prevê que os supermercados Pingo Doce mantenham "um desempenho acima do sector" em 2009, "beneficiando da integração da Plus ao longo do ano". No que diz respeito ao mercado polaco, a JM considera-se "bem preparada para cumprir os objectivos num ano que se antecipa poder trazer alguns desafios".