Um banquete musical
Em 1610, Robert Dowland (1591-1641), filho do célebre alaúdista e compositor John Dowland (1562-1626), publicava em Londres uma colecção de peças para voz e alaúde fora do comum no contexto da época. A novidade consistia no facto desta não incluir apenas música inglesa, mas também canções espanholas, francesas e italianas. O título ("A Musical Banquet, furnished with varieties of delicious Ayres, collected out of the best Authors in English, French, Spanish, and Italian") salienta a escolha dos melhores autores e a introdução faz uma analogia com a mais refinada confeitaria no intuito de agradar a todos os gostos.
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Em 1610, Robert Dowland (1591-1641), filho do célebre alaúdista e compositor John Dowland (1562-1626), publicava em Londres uma colecção de peças para voz e alaúde fora do comum no contexto da época. A novidade consistia no facto desta não incluir apenas música inglesa, mas também canções espanholas, francesas e italianas. O título ("A Musical Banquet, furnished with varieties of delicious Ayres, collected out of the best Authors in English, French, Spanish, and Italian") salienta a escolha dos melhores autores e a introdução faz uma analogia com a mais refinada confeitaria no intuito de agradar a todos os gostos.
A antologia é composta por dez canções em inglês, quatro em italiano, três em francês e três em castelhano (entre as quais "Passava Amor su arco desarmado", do romance pastoril "Diana", do português Jorge de Montemor) e uma peça para alaúde solo de John Dowland. Nenhuma das composições é atribuída a Robert Dowland que terá sido apenas o editor. Além de John Dowland, entre os compositores representados encontram-se Giulio Caccini, Domenico Megli, Pierre Guédron, Anthony Holborne, Daniel Batchelar, Richard Martin e anónimos. São miniaturas de um grande refinamento musical, frequentemente de temática amorosa e com pendor melancólico, mas existem também referências a personagens e episódios históricos.
A soprano Monika Mauch e o alaúdista Nigel North propõe interpretações serenas e delicadas destes peças, que apostam na subtileza em detrimento de uma expressão mais enfática das emoções. A cantora alemã Monika Mauch, colaboradora de vários agrupamentos vocais especializados na música antiga, possui uma voz muito cristalina e uma emissão clara. A sua pronúncia das várias línguas é atenta e a ornamentação cuidada. O timbre é algo uniforme no plano da cor e Mauch poderia arriscar mais nos contrastes, mas o resultado é, mesmo assim, portador de uma generosa musicalidade que se centra na componente intimista do repertório. Nigel North é um alaúdista de primeira água (membro do ensemble La Romanesca e detentor de uma brilhante carreira a solo), que proporciona uma excelente sintonia com a cantora e inspiradas prestações nas peças solísticas, algumas delas extraídas de outra colecção editada por Robert Dowland: "A Varietie of Lute Lessons".