"Aquele querido mês de Agosto" escolhido para nomeação aos Óscares
O filme foi escolhido pela qualidade e consistência, afirma o júri de selecção em comunicado. Em seis semanas em cartaz, o filme de Miguel Gomes ultrapassou os 15 mil espectadores. "Aquele querido mês de Agosto" passou por diversos festivais internacionais, entre os quais o de Cannes, na Quinzena dos Realizadores.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O filme foi escolhido pela qualidade e consistência, afirma o júri de selecção em comunicado. Em seis semanas em cartaz, o filme de Miguel Gomes ultrapassou os 15 mil espectadores. "Aquele querido mês de Agosto" passou por diversos festivais internacionais, entre os quais o de Cannes, na Quinzena dos Realizadores.
Produzido pela O Som e a Fúria, o filme centra-se num triângulo amoroso entre pai, filha e sobrinho, músicos de uma banda de música popular que percorre em Agosto várias festas populares do norte do país.
Misto de documentário e ficção, "Aquele querido mês de Agosto" adopta o título de uma canção do cantor Dino Meira e foi rodado em aldeias de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis e Tábua durante as festas de Verão e com actores não profissionais.
O argumento é de Miguel Gomes, de Mariana Ricardo (ex-vocalista dos Pinhead Society) e de Telmo Churro. Do elenco fazem parte Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho, Andreia Santos, Armando Nunes, Manuel Soares, Emmanuelle Fèvre, Paulo Moleiro e Luís Marante.
Nomeados para Óscar de melhor filme estrangeiro conhecidos esta semana"Aquele querido mês de Agosto" é a segunda longa-metragem de Miguel Gomes, 35 anos, depois de "A cara que mereces" (2004) e de várias curtas-metragens como "Entretanto", "Inventário de Natal", "Kalkitos" e "Cântico das criaturas".
O júri que escolheu "Aquele querido mês de Agosto" foi presidido por José Pedro Ribeiro, director do ICA, e integrou ainda Margarida Gil, Maria Antónia Seabra, José Carlos Oliveira, Pedro Mexia e Pedro Ribeiro.
Da lista de filmes estreados entre 01 de Outubro de 2007 e 30 de Setembro de 2008 fazem parte, por exemplo, "Fados" (Carlos Saura), "O Julgamento" (Leonel Vieira), "A outra margem" (Luís Filipe Rocha), "Call Girl" (António-Pedro Vasconcelos), "The Lovebirds" (Bruno de Almeida) e "Goodnight Irene" (Paolo Marinou-Blanco).
"Corrupção", realizado por João Botelho, "Cristóvão Colombo - o Enigma", de Manoel de Oliveira, "Floripes", de Miguel Gonçalves Mendes, "Daqui p´ra frente", de Catarina Ruivo, "Lobos", de José Nascimento, "A ilha dos escravos", de Francisco Manso, e "terra Sonâmbula", de Teresa Prata, também integraram a lista.
Esta semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos receberá as propostas para o Óscar de melhor filme estrangeiro e da lista total seleccionará os nomeados.
Sabe-se já que França candidata-se com "A Turma", de Laurent Cantet, o Brasil propõe "Última parada 174", de Bruno Barreto, e a Itália "Gomorra", de Mateo Garrone.
As nomeações para a 81ª edição dos Óscares, um dos mais importantes prémios do cinema, serão conhecidas em Janeiro e a entrega dos prémios ocorrerá a 22 de Fevereiro em Los Angeles, Califórnia.