Nível de precipitação registado em Lisboa entre sexta-feira e sábado foi o maior dos últimos 145 anos
Entre sexta-feira e sábado foram registados na estação meteorológica de Lisboa/Geofísico 62.9 milímetros de precipitação ultrapassando o anterior máximo do mês de Abril.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Entre sexta-feira e sábado foram registados na estação meteorológica de Lisboa/Geofísico 62.9 milímetros de precipitação ultrapassando o anterior máximo do mês de Abril.
"Considerando a série de totais diários, com 145 anos, o valor agora registado constitui um novo extremo para este mês e para esta estação", refere uma nota do IM, especificando que os anteriores máximos de 55,0 milímetros e 52,6 milímetros observados no dia 16 de Abril de 1995 e 9 de Abril de 1876, respectivamente.
O IM ressalva ainda que o valor da quantidade de precipitação em 24 horas registado na sexta-feira na estação meteorológica de Lisboa/Geofísico corresponde ao terceiro valor extremo registado no século XXI.
O primeiro extremo absoluto deste século ocorreu no dia 30 de Janeiro de 2004 com 101,2 milímetros de precipitação e o segundo extremo foi registado no dia 18 de Fevereiro de 2008, com 118 milímetros.
Também na estação meteorológica de Faro foi registado este mês, entre as 09h00 do dia 8 as 09h00 do dia 9 de Abril um novo recorde de quantidade de precipitação, de 48,0 milímetros. Este valor veio ultrapassar o anterior máximo, registado na estação meteorológica de Faro em Abril de 1974 (44,5).