Coimbra: retomada circulação na linha do Norte

Foto
O camião terá ficado imobilizado na via férrea Sérgio Azenha/PÚBLICO

Em declarações à Lusa, o porta-voz da CP, Carlos Madeira, explicou que a circulação foi retomada às 22h43 na via ascendente e seis minutos depois na via contrária.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da CP, Carlos Madeira, explicou que a circulação foi retomada às 22h43 na via ascendente e seis minutos depois na via contrária.

O comboio Alfa Pendular que tinha saído às 16h55 de Lisboa colidiu por volta das 19h00 com um camião carregado de areia, numa passagem de nível com guarda, junto ao apeadeiro de Pereira do Campo, a sul de Coimbra.

O camião terá ficado imobilizado na via férrea, mas o maquinista conseguiu evitar danos maiores, procedendo a uma travagem de emergência. O embate provocou danos na frente da composição e ferimentos no maquinista e três passageiros, transportados para o Hospital dos Covões, em Coimbra.

A CP adiantou que foram enviados para o local quatro autocarros que fizeram o transporte dos passageiros para a estação de Coimbra, de onde seguiram para os seus destinos em outros comboios.

O acidente aconteceu num troço não renovado da Linha do Norte, onde ainda existem passagens de nível. Todas, porém, estão automatizadas e têm ainda, como reforço, um agente da Refer.

Nos troços da linha do Norte que já estão modernizados não existem passagens de nível e a linha está vedada (tal como nas auto-estradas).