Mendes Bota exige suspensão da marca Allgarve
O programa de valorização turística algarvio, que integra a nova marca Allgarve e tem três milhões de euros para animação e promoção, foi apresentado, ontem, pelo ministro Manuel Pinho na inauguração da feira "Algarve Convida", em Lisboa.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O programa de valorização turística algarvio, que integra a nova marca Allgarve e tem três milhões de euros para animação e promoção, foi apresentado, ontem, pelo ministro Manuel Pinho na inauguração da feira "Algarve Convida", em Lisboa.
Num comunicado divulgado hoje, Mendes Bota classifica a criação da marca como "mais um atentado do poder central contra a região" e defende que há muitas décadas que a marca Algarve está consolidada no mercado.
"Proceder a esta alteração só poderá servir para destruir um 'brand name' que, a par do vinho do Porto, é dos poucos de que Portugal se pode orgulhar à escala mundial", afirma o social-democrata.
Apesar de reconhecer mérito no conteúdo da campanha promocional, Mendes Bota rejeita veementemente o título Allgarve, que considera tratar-se de "mais uma descaracterização cultural da região" e uma manifestação de "péssimo gosto" e "falta de bom senso". Mais, segundo o social-democrata, quando é apresentada por um ministro que, depois de "colocar em risco o Algarve às mãos dos magnatas do petróleo", se permite "derramar dinheiro a brincar com o nome do Algarve e dos algarvios", que passarão a chamar-se "all-garvios".
Mendes Bota pediu ainda a todos os autarcas do PSD representados na Região de Turismo do Algarve que convoquem uma reunião daquele órgão para repudiar a campanha e recusar colaborar com ela, até que seja reposta a "dignidade" e o "respeito" pelo nome da região.
O programa apresentado por Manuel Pinho advém de investimentos da responsabilidade do Turismo de Portugal e destina-se a concretizar um conjunto de eventos de diversas áreas com o objectivo de "oferecer experiências marcantes em vários domínios" aos visitantes.
Por isso, a opção pela marca Allgarve, reflectindo diversidade, glamour e credibilidade, é acompanhada do slogan "experiências que marcam", num programa que vai prolongar-se, pelo menos, por três anos, como garantiram os responsáveis governamentais do sector.