Revista Time Out chega ao mercado português

Foto
A Time Out é uma publicação de cultura e lazer

As revistas Time Out, cujas edições principais são as de Londres, Nova Iorque e Chicago, são uma compilação semanal, quinzenal ou mensal, conforme o país, do roteiro de teatro, cinema, arte, moda e eventos, com artigos jornalísticos e críticas de cada redacção independente.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As revistas Time Out, cujas edições principais são as de Londres, Nova Iorque e Chicago, são uma compilação semanal, quinzenal ou mensal, conforme o país, do roteiro de teatro, cinema, arte, moda e eventos, com artigos jornalísticos e críticas de cada redacção independente.

A primeira revista Time Out, a de Londres, foi lançada em 1968 por Tony Elliot. Depois vieram os guias de viagens e outros produtos associados para o “consumidor urbano”, nas palavras do grupo.

A edição portuguesa, para a capital, está a ser preparada sob licenciamento, ou seja, a empresa britânica cede os direitos de publicação do seu título e os detentores da licença beneficiam de “apoio”, “experiência” e “recursos” do grupo, bem como da partilha de contactos e iniciativas de marketing da sede.

Ao mesmo tempo, comprometem-se a respeitar a independência em relação a produtores de listagens e agências de comunicação que o grupo apresenta como a sua mais-valia.

O Time Out Group detém a totalidade da revista de Londres e apenas parte (cerca de metade) dos títulos de Chicago e Nova Iorque. As restantes edições têm estruturas de propriedade variadas, mas a regra é que o grupo não tenha uma participação significativa nos sucedâneos internacionais.

Revista a publicar sob licenciamento

O PÚBLICO sabe que já estão a ser contactados jornalistas portugueses para integrar a redacção da revista, cuja periodicidade e língua de publicação o ramo internacional do grupo Time Out, sedeado em Londres, não pôde revelar.

Will Salmon, coordenador internacional da Time Out, precisou apenas que o negócio está a ser preparado com “uma empresa editorial em Portugal” e que “a revista será publicada sob licenciamento”.

O PÚBLICO contactou os grupos de média portugueses e as editoras estrangeiras ou especializadas, que negaram estar a participar neste lançamento, pelo que o financiamento e propriedade do projecto poderão estar entregues a uma nova estrutura criada para o efeito.

A concorrência das revistas Time Out é o conjunto de roteiros e listagens publicado pelos jornais, além de outros guias como, no caso de Lisboa, a Agenda LX, publicação cultural da Câmara Municipal de Lisboa, e o Follow Me Lisboa, guia para turistas a cargo da Associação de Turismo de Lisboa.

Para 2007, além de Lisboa, o Time Out Group prevê criar mais sete novas revistas para sete cidades: Barcelona (Espanha), Lagos (Nigéria), Nova Delhi (Índia), São Paulo (Brasil), Singapura, Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) e Kiev (Ucrânia)