Vila Real recebe novo sistema de localização de carros de bombeiros
O projecto tem como finalidade a localização de veículos operacionais de combate a incêndios florestais através de um sistema GPS (Global Positioning System) instalado nos próprios veículos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O projecto tem como finalidade a localização de veículos operacionais de combate a incêndios florestais através de um sistema GPS (Global Positioning System) instalado nos próprios veículos.
"Este sistema permite determinar a localização exacta dos veículos no teatro de operações, contribuindo desta forma para um acréscimo da segurança dos bombeiros e para uma gestão mais eficaz dos meios envolvidos", segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
O projecto surge no âmbito de um protocolo celebrado no início deste ano entre a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e o SNBPC, através do qual este organismo recebeu um donativo de 50 mil euros.
Reguengos de Monsaraz pertence ao distrito de Évora, mas "o distrito de Vila Real foi escolhido para a concretização deste projecto-piloto dadas as suas características orográficas, ocupação do solo e risco de incêndio", explicou o SNBPC.
O projecto SALVO será apresentado hoje numa cerimónia pública no Governo Civil de Vila Real, promovida pelo SNBPC e presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões.
No decorrer da cerimónia vai ser assinado um protocolo entre o SNBPC e a federação de bombeiros do distrito de Vila Real, entidade que representa as associações humanitárias de bombeiros voluntários detentoras dos corpos de bombeiros que beneficiarão do sistema SALVO.