Câmara de Torres Vedras quer reduzir poluição dos rios

Foto
A autarquia e as suiniculturas vão encetar conversações Reuters (arquivo)

O vereador do Ambiente, Carlos Bernardes, anunciou hoje, em sessão de câmara, que existem 39 suiniculturas na zona, com mais de 60 mil animais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O vereador do Ambiente, Carlos Bernardes, anunciou hoje, em sessão de câmara, que existem 39 suiniculturas na zona, com mais de 60 mil animais.

"Depois de resolvido o problema do saneamento doméstico vamos entrar no segundo ciclo do tratamento de efluentes das bacias hidrográficas dos rios Sizandro e Alcabrichel e passar para o tratamento das suiniculturas", disse Carlos Bernardes.

"Esperamos que no âmbito do próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional [2007/2013] possamos ter o problema resolvido", afirmou o autarca.

Para isso, adiantou, em Janeiro haverá reuniões com todos os proprietários "para se trabalhar com o único objectivo de despoluir as bacias hidrográficas".

A autarquia tem como parceiros neste processo a empresa multimunicipal de água e saneamento Águas do Oeste e a Trevoeste, empresa responsável pelo tratamento dos efluentes das suiniculturas de Caldas da Rainha e de Alcobaça com recurso a modernas estações de tratamento de efluentes.

Apesar de as suiniculturas estarem licenciadas (possuem lagoas de secagem dos dejectos que espalham sobre os campos agrícolas), acabam por lançar os líquidos para as linhas de água, sendo essa uma das principais fontes de poluição.