Índice do ISEG indica melhoria da economia em Dezembro

Foto
PUBLICO.PT

O indicador mensal de expectativas sobre a evolução de curto prazo da economia portuguesa subiu 0,3 pontos, para 48,8 pontos, segundo o ISEG.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O indicador mensal de expectativas sobre a evolução de curto prazo da economia portuguesa subiu 0,3 pontos, para 48,8 pontos, segundo o ISEG.

Esta evolução, de acordo com o instituto, “traduz uma ligeira subida do índice de confiança do painel na evolução da conjuntura face ao valor do índice apurado no mês de Novembro”.

O ISEG adianta que “diminuiu o consenso dos membros do painel relativamente à evolução económica”.

O índice de confiança do ISEG foi divulgado pela primeira vez em Outubro de 2004.

O seu valor pode variar entre zero e 100 e é elaborado por um painel de 16 professores da faculdade.

Assenta em informação quantitativa (números do Instituto Nacional de Estatística e em relatórios de instituições especializadas na actividade económica) e qualitativa (inquérito a todos os docentes do ISEG sobre a forma como antecipam a evolução da economia portuguesa no curto prazo).