SATA vai voar entre Porto Santo e Funchal
"A SATA Air Açores comunicou ao INAC que aceitou desenvolver a operação de ligação aérea entre o Porto Santo e o Funchal" durante os primeiros cinco meses do próximo ano, adiantou fonte da companhia à Lusa.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
"A SATA Air Açores comunicou ao INAC que aceitou desenvolver a operação de ligação aérea entre o Porto Santo e o Funchal" durante os primeiros cinco meses do próximo ano, adiantou fonte da companhia à Lusa.
Segundo a mesma fonte, esta operação surge na "sequência do acordo consolidado ontem entre o Governo Regional, accionista da empresa, e o Governo da República".
Recentemente, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou que a Aerocondor comunicou, a 18 de Dezembro, que vai interromper a operação a 31 de Dezembro, "invocando não ser possível continuar a suportar o défice negativo da operação".
Na sequência de "contactos" então desencadeados pelo Ministério, em conjunto com o INAC, a manutenção da rota foi, agora, temporariamente atribuída à SATA Air Açores.
Assim, refere o Ministério, consumou-se a "interrupção sem prejuízo para os passageiros e para a região, salvaguardando o interesse público".
O Governo da República desencadeou junto da Comissão Europeia os procedimentos necessários ao lançamento de um concurso público internacional para adjudicação, em regime de exclusividade, da referida rota, que deverá estar concluído em Maio.
Fonte da transportadora açoriana, que assegura as ligações entre as nove ilhas açorianas, garantiu à Lusa que a operação "não implicará qualquer défice de exploração para a SATA Air Açores", que será ressarcida de eventuais prejuízos resultantes dos voos que vai efectuar no arquipélago da Madeira.
Os voos entre Porto Santo e o Funchal vão ser assegurados por um avião ATP, com capacidade para 64 passageiros, adiantou.