Investidos entre 25 a 30 milhões de euros no novo terminal de carga no aeroporto de Lisboa

Fotogaleria

"O novo complexo de carga é uma das prioridades no âmbito do plano de expansão do aeroporto de Lisboa e vai permitir ultrapassar os estrangulamentos nesta área", disse Guilhermino Rodrigues.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"O novo complexo de carga é uma das prioridades no âmbito do plano de expansão do aeroporto de Lisboa e vai permitir ultrapassar os estrangulamentos nesta área", disse Guilhermino Rodrigues.

O gestor falava na cerimónia de anúncio e comemoração do passageiro doze milhões, que passou este ano pelo aeroporto da Portela, em Lisboa, uma estrutura dimensionada para acolher anualmente dez milhões de passageiros. Trata-se de um madeirense que hoje viajou para a Madeira e esteve em Lisboa em visita de negócios.

O plano de expansão do aeroporto da Portela, implicará um investimento global entre 350 milhões a 380 milhões de euros, e permitirá dar resposta "à falta de condições aeroportuárias" da capital portuguesa.

"A conclusão do complexo de cargas vai permitir libertar o terminal de passageiros e, simultaneamente, possibilitar o aumento de sete para 18 do número de pontes telescópicas [vulgarmente conhecidas por mangas], para receber aviões de longo curso". Até à entrada em funcionamento do futuro aeroporto da Ota em 2017, é esperado um aumento da procura de passageiros.

Secretário de Estado vê no passageiro doze milhões a prova da necessidade do novo aeroporto

O secretário de Estado das Obras Públicas realçou que a comemoração da passagem de 12 milhões de passageiros pelo aeroporto da Portela, em Lisboa, "é histórico" e mostra o dinamismo dos operadores, entre os quais a TAP tem "um lugar importante" e, também, o aumento do turismo em Portugal.

"Para aqueles que duvidavam ser desnecessário um novo aeroporto na Ota, aqui está a evidência ao assinalar-se os 12 milhões de passageiros, o que acontece pela primeira vez, num ano", disse Paulo Campos.

O governante referiu que este indicador reflecte "o crescimento aeroportuário em Portugal", pois ontem comemorou-se no aeroporto de Faro um outro recorde, ao assinalar-se o passageiro cinco milhões.

A TAP - Air Portugal vai registar um crescimento de 8,4 por cento no número de passageiros este ano no aeroporto de Lisboa, contribuindo com mais 500 mil passageiros no conjunto dos operadores que usam este "hub" (plataforma aérea).