Casa da Música escolheu Espanha para país-tema em 2007
Esta iniciativa, "Dias de Espanha", resultará numa presença mais forte do país vizinho na programação da Casa da Música ao longo do ano.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Esta iniciativa, "Dias de Espanha", resultará numa presença mais forte do país vizinho na programação da Casa da Música ao longo do ano.
A opção deve-se ao facto de Espanha ser "o espaço mais natural para a afirmação da Casa da Música como instituição de referência no espaço ibérico", disse a directora de Comunicação e Marketing, Guta Moura Guedes,
Esta presença, inicia-se já a 6 de Janeiro, com um concerto conjunto da Orquestra Nacional do Porto (ONP) e do Coro do Círculo Portuense de Ópera, sob a direcção do maestro Josep Caballé-Domenech, para executar um programa de zarzuelas, com a soprano Yolanda Auyanet e o tenor José Luís Sola.
No mesmo dia, o DJ espanhol Vicent Fibla e os grupos 12Twelve, Nancys Rubi as e Fangoria apresentam-se na Sala 2.
Burmester quer tornar Casa da Música num lugar para a “construção de património”Pedro Burmester referiu que o grande objectivo da programação para 2007 - de que apenas foi apresentado o calendário para o primeiro trimestre - consiste em "transformar a Casa da Música de um lugar onde há várias salas de concerto num território de música e músicos empenhados em construir património musical".
"Consolidar a integração da ONP, até agora um êxito, é outro objectivo para 2007, ano em que a outra formação da Casa da Música, o Remix Ensemble, fará oito estreias mundiais e partirá em digressão internacional após a estreia da ópera "Medea", de Pascal Dusapin, que resulta de uma co-produção com a T & M Paris", a firmou aquele responsável.
O primeiro trimestre é marcado pela diversidade, destacando-se, na vertente não clássica, os concertos de Pedro Caldeira Cabral, Beatriz da Conceição, na música portuguesa, enquanto na área do jazz o trompetista Laurent Filipe apresenta o recém-gravado disco "Ode do Chet", uma homenagem a Chet Baker.
Na vertente clássica, estão também previstos ciclos dedicados a dois compositores portugueses, Emanuel Nunes e Vasco Mendonça, assim como concertos dos pianistas Murray Perahia, um dos grandes nomes do piano a nível mundial e da jovem "estrela" (apenas 14 anos) Tiago Mileu.
O presidente do Conselho de Administração da Casa da Música, José Manuel Dias da Fonseca, anunciou também para 2007 a abertura da loja da Casa da Música.