Tony Blair chega a Israel em missão de paz

Foto
Blair encontrou-se com soldados britânicos em Bassorá, no Sul do Iraque Peter Macdiarmid/EPA

Blair deve encontrar-se amanhã como o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert e com o Presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Blair deve encontrar-se amanhã como o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert e com o Presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

Blair apoiou a convocação de eleições antecipadas por Abbas, numa tentativa de quebrar o impasse entre o Governo de esquerda do Hamas e o partido de Abbas, a Fatah – que tinha degenerado em violência de rua cada vez pior entre grupos rivais.

Ontem, o primeiro-ministro britânico disse que a luta de Abbas para pôr a Autoridade Palestiniana numa rota mais moderada faz parte de uma batalha mais vasta, regional e global, contra o extremismo.

No Iraque, Blair manteve conversações com líderes políticos e avistou alguns dos sete mil militares britânicos estacionados no país.

No domingo, disse às tropas britânicas no Iraque que estavam a “combater um conjunto de ideias e ideologias, um grupo de extremistas que partilham a mesma perspectiva”.