Primeiro palestiniano morto desde início da trégua em Gaza
Segundo uma fonte médica, o homem, de identidade não apurada, foi atingido na cabeça por disparos efectuados por soldados israelitas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Segundo uma fonte médica, o homem, de identidade não apurada, foi atingido na cabeça por disparos efectuados por soldados israelitas.
O incidente ocorreu a leste da cidade e Gaza, junto à fronteira com Israel, e outras duas pessoas que se encontravam na zona ficaram também feridas.
O Exército israelita já reagiu ao incidente, revelando que “um homem armado foi identificado pelas forças militares junto a Karni [ponto de passagem de mercadorias], transportando uma arma e uma granada”. Segundo os militares, o homem dirigia-se para a barreira de segurança que separa os dois territórios e “quando ele a atingiu os soldados dispararam”.
O incidente é o primeiro a provocar vítimas desde o início da trégua, ao abrigo da qual os grupos armados palestinianos se comprometeram a suspender o disparo de “rockets” contra Israel. Como contrapartida, o Exército hebraico anunciou a suspensão dos ataques contra Gaza.
Contudo, nas últimas semanas, 21 “rockets” foram disparados contra o Sul de Israel e o Exército hebraico já abriu fogo por diversas vezes.