Análise cambial: Euro recua face ao dólar

Às 17h00, a moeda única europeia valia 1,3237 dólares, contra os 1,3295 dólares registados na quinta-feira no final do dia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Às 17h00, a moeda única europeia valia 1,3237 dólares, contra os 1,3295 dólares registados na quinta-feira no final do dia.

Durante a sessão de ontem, a moeda única oscilou entre um mínimo de 1,3234 dólares e um máximo de 1,3364 dólares.

Ao início da tarde, soube-se que a economia norte-americana criou em Novembro 132 mil novos postos de trabalho, superando a expectativa dos analistas e tornando menos provável uma eventual descida das taxas de juro por parte da Reserva Federal.

No entanto, cerca de hora e meia depois, soube-se que a confiança dos consumidores norte-americanos, medida pela Universidade de Michigan, desceu mais do que o previsto. A revelação deste indicador de referência nos Estados Unidos levantou fundados receios de um andamento menos positivo da actividade económica no outro lado do Atlântico.

Com estes dados mistos, o euro reagiu em baixa contra o dólar, a corrigir dos ganhos das últimas sessões, e em alta face ao iene. O dólar manteve-se estável contra a moeda nipónica.