Morreu Fernando Real, ex-ministro do Ambiente

Foto
Acácio Franco/Lusa

Fernando Nunes Ferreira Real foi secretário de estado do Ensino Superior entre 1985 e 1987, quando João de Deus Pinheiro era Ministro da Educação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Fernando Nunes Ferreira Real foi secretário de estado do Ensino Superior entre 1985 e 1987, quando João de Deus Pinheiro era Ministro da Educação.

Regressaria mais tarde ao Governo, no primeiro governo de maioria absoluta de Cavaco Silva, o 11º constitucional, onde foi ministro do Ambiente entre 5 de Janeiro de 1990 e 24 de Abril de 1991, data em que seria substituído por Carlos Borrego.

Para Cavaco Silva, Fernando Real, "como cidadão e académico, mereceu o respeito da sociedade portuguesa e os seu desaparecimento é motivo de consternação".

"É com profundo pesar que rendo a minha sentida homenagem, de muita estima e consideração ao professor Fernando Real", acrescenta o chefe de Estado num comunicado divulgado esta tarde.

Também o antigo secretário de Estado do Ambiente e Recursos Naturais de Fernando Real, Macário Correia, actualmente presidente da Câmara de Tavira, lamentou a morte do ex-ministro, que se "disponibilizou para servir a causa pública numa altura delicada para o governo".

O ex-secretário de Estado do Ambiente de Cavaco Silva Carlos Pimenta considerou, por sua vez, que com a morte de Fernando Real "desapareceu um homem de bem, a quem o mundo universitário, e particularmente a Universidade de Trás-os-Montes, muito deve".