Alterações climáticas estão a aumentar área dos glaciares no Paquistão

Foto
As alterações climáticas podem afectar a vida de 50 milhões de paquistaneses naquela região Altaf Qadri/EPA

A investigação decorreu nos Himalaias ocidentais e nas montanhas mais próximas, as Karakoram e Hindu Kush.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A investigação decorreu nos Himalaias ocidentais e nas montanhas mais próximas, as Karakoram e Hindu Kush.

Investigadores da Universidade de Newcastle, que publicaram os resultados do seu estudo na revista “American Meteorological Society's Journal of Climate”, analisaram as tendências da temperatura naquela região durante o último século.

Segundo os cientistas, um recente aumento das temperaturas no Inverno e um arrefecimento das temperaturas no Verão, combinados com um aumento da neve e chuva, podem estar a causar a expansão dos glaciares, pelo menos nas regiões montanhosas mais elevadas.

“Estas conclusões são especialmente significativas porque a temperatura, a precipitação e a neve naquela região têm um impacte na disponibilidade de água para mais de 50 milhões de paquistaneses”, comenta um comunicado da Universidade de Newcastle.

“A nossa investigação sugere que seremos capazes de prever, com antecedência, o volume de água dos degelos no Verão, algo que será muito útil para a gestão dos recursos hídricos”, especialmente das barragens, disse Harley Fowler, coordenador do estudo.

“Ter informação sobre os impactes das alterações climáticas é importante também a longo prazo e ajuda-nos a compreender o que está a acontecer nas montanhas, afectadas pelo sobre-aquecimento global”, lembrou um outro autor do estudo, David Archer.