Lisboa: Café Império reabre hoje

Foto
PUBLICO.PT

"Queremos que o café reabra a funcionar em pleno, por isso decidimos adiar para as 07h00 de sexta-feira a abertura do estabelecimento", disse Carina Ribeiro, relações públicas do Império.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Queremos que o café reabra a funcionar em pleno, por isso decidimos adiar para as 07h00 de sexta-feira a abertura do estabelecimento", disse Carina Ribeiro, relações públicas do Império.

O Café Império esteve encerrado três meses depois de uma polémica que envolveu a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que adquiriu o imóvel e chegou a encerrar o estabelecimento, gerando a contestação dos 18 funcionários, de vizinhos e da Câmara Municipal de Lisboa devido à possibilidade de o café ser transformado num local de culto.

A IURD ainda avançou com as obras, mas estas foram embargadas pela autarquia. A igreja acabou por trespassar o café a Paulo Ribeiro, da empresa de restauração Oraboni & Ribeiro, que manteve os mesmos empregados.

Classificado em 1996 pelo Instituto Português do Património Arquitectónico como imóvel de interesse público, o Império reabre agora as portas "mais moderno", mas com os atractivos que o celebrizaram, como a receita original do bife à Império, a arquitectura, os painéis e a azulejaria.

Num folheto que anuncia a reabertura do espaço, a gerência refere que o café pretende ser "o novo destino de todas as gerações de Lisboa".

O espaço oferece novos serviços como salas de reunião, para casamentos, desfile de modas ou teatro.

Terá ainda a sala da criança, um espaço onde os pais podem deixar os filhos ao fim-de-semana enquanto almoçam, e o espaço do estudante, equipado com Internet.

Outra novidade é a transformação do restaurante histórico em bar, entre as 23h00 e as 02h00, onde irão actuar estrelas nacionais e internacionais, bandas de garagem, entre outras atracções.

"Com este novos serviços, esperamos atrair pessoas de todas as idades ao café, que foi a realização de um sonho", disse Carina Ribeiro, adiantando que as pessoas que já visitaram o espaço "adoraram: viram a mesma casa, mas melhorada, com um toque de modernidade".

O edifício onde funciona o café, de traço arquitectónico modernista, foi projectado por Cassiano Branco em 1947 e foi terminado em 1952. O café foi inaugurado em 1955 e transformou-se num espaço de convívio de referência em Lisboa.