Belenenses, Guimarães e Rio Ave descem à Liga de Honra

Foto
Meyong, melhor marcador da Liga, manifesta o seu desapontamento com a despromoção do Belenenses Pedro Ferrari/Lusa

Das três equipas, apenas o Belenenses dependia de si próprio para garantir a manutenção no escalão máximo, mas a derrota frente ao também aflito Gil Vicente (1-0) foi letal para o plantel do Restelo, face ao empate da Académica na recepção ao Marítimo (2-2) e da vitória da Naval em Penafiel (1-0).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Das três equipas, apenas o Belenenses dependia de si próprio para garantir a manutenção no escalão máximo, mas a derrota frente ao também aflito Gil Vicente (1-0) foi letal para o plantel do Restelo, face ao empate da Académica na recepção ao Marítimo (2-2) e da vitória da Naval em Penafiel (1-0).

As três equipas terminam o campeonato com os mesmos 39 pontos, mas a equipa orientada por José Couceiro tinha desvantagem no confronto directo.

A perder desde os 41 minutos, após um golo de Marco António, foi só no último quarto de hora que o Belenenses viu o seu destino traçado, quando Léo Guerra marcou o golo da vitória da Naval (80) e, quase em simultâneo, Joeano convertia em Coimbra a grande penalidade que garantiu o empate da Académica.

Em posição menos confortável, o Rio Ave tudo fez para evitar a descida, mas a União de Leiria não deu hipóteses aos vila-condenses, vencendo em casa por 5-2, com golos de Alhandra (25), Paulo César (74), Cadú (79) e Hugo Costa (93), a que se somou um auto-golo de Bruno Mendes. Gaúcho (56) e Fábio Coentrão (78) apontaram os golos dos visitantes.

Confirmando um cenário antecipado, também o Vitória de Guimarães não conseguiu evitar a despromoção, perdendo em casa frente ao Estrela da Amadora, equipa que garantiu a manutenção na jornada passada. Semedo, aos 63 minutos, acabou com as esperanças vimaranenses.

A última jornada da Liga traçou, assim, a despromoção de dois históricos do futebol nacional, já que Belenenses e Vitória de Guimarães somam o maior número de presenças no escalão principal depois dos três grandes. Curiosidade ainda o facto de a equipa do Restelo não conseguir a manutenção apesar de o seu avançado Meyong ter sido o melhor marcador da Liga, com 17 golos.

Resultados da 34º Jornada:Ontem:

Boavista - FC Porto 1-1


Vitória de Setúbal - Nacional 1-1


Hoje

Paços de Ferreira - Benfica 3-1


Sporting - Sporting de Braga 1-0


Académica - Marítimo 2-2


União de Leiria - Rio Ave 5-2


Gil Vicente - Belenenses 1-0


Penafiel - Naval 1º Maio 0-1


Vitória de Guimarães - Estrela da Amadora 0-1


Classificação final da Liga:

1º FC Porto – 79 pontos2º Sporting – 72
3º Benfica – 67
4º SP. Braga – 58
5º Nacional – 52
6º Boavista – 50
7º União de Leiria – 47
8º Setúbal – 46
9º Estrela da Amadora – 45
10º Marítimo – 44
11º Paços de Ferreira – 42
12º Gil Vicente – 40
13º Naval – 39
14º Académica – 39
15º Belenenses – 39
16º Rio Ave – 34
17º Vitória de Guimarães – 34
18º Penafiel –15