Companhia de Évora estreia quatro novas peças em 2006

Foto
As peças serão estreadas no Teatro Garcia de Resende DR

A programação do CENDREV para 2006 inclui ainda duas reposições e espectáculos com os Bonecos de Santo Aleixo, quer em saídas pelo país, quer em festivais de marionetas em Espanha, Canadá e Brasil.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A programação do CENDREV para 2006 inclui ainda duas reposições e espectáculos com os Bonecos de Santo Aleixo, quer em saídas pelo país, quer em festivais de marionetas em Espanha, Canadá e Brasil.

A companhia estreia o seu novo repertório a 2 de Fevereiro com a peça "Pervertimentos", de José Sanchis Sinisterra, num espectáculo com a participação dos actores Ana Meira, Rosário Gonzaga e Victor Zambujo, que dirige o trabalho.

Já este mês, entre os dias 10 a 14, o CENDREV vai repor em cena a sua última criação de 2005, "Maria de Magadala", fruto de uma co-produção com A Comuna e baseada num texto de Armando Nascimento Rosa.

A companhia justifica esta última série de espectáculos com o "êxito" alcançado pela peça, em Évora e em Lisboa.

Em Março, entre os dias 13 e 24, o CENDREV apresenta a sua segunda reposição deste ano, com o "Auto da Fama", de Gil Vicente, espectáculo estreado em 2005.

O conjunto de apresentações desta peça vai ser dirigido especialmente aos jovens públicos, numa acção designada "A Escola vai ao Teatro", em colaboração com as escolas.

"A Segunda Surpresa do Amor", de Marivaux, é uma das novas montagens para este ano e sobe ao palco a 4 de Maio, permitindo "revisitar a dramaturgia de um clássico popular", segundo Mário Barradas, que dirige a produção.

Fonte da companhia disse hoje que a estreia do espectáculo vai ser acompanhada por uma homenagem à "figura e ao trabalho" desenvolvido por Mário Barradas em prol do teatro português.

Para assinalar o ano do centenário de Henrik Ibsen, o CENDREV integra na sua programação uma nova montagem inspirada num texto do dramaturgo norueguês (1828-1906), denominada "Um Inimigo do Povo" e com estreia a 12 de Outubro.

Dirigida pelo pedagogo e encenador brasileiro António Mercado, a peça trata de um tema da "maior importância na sociedade dos nossos dias", as questões ambientais envoltas em complicados esquemas de corrupção, política e económica.

"Antígona Futura", baseada em novo texto do dramaturgo eborense Armando Nascimento Rosa, é a obra dramática que o CENDREV vai fazer subir ao palco a 1 de Dezembro, no âmbito do quarto Encontro de Teatro Ibérico.

A produção dramática vai trazer à cena uma nova visão em acção daquele que, conjuntamente com Édipo (seu pai trágico), constitui a mais célebre das figuras do Teatro Grego antigo.