Morreu fundador e ex-director da "Visão" Carlos Cáceres Monteiro

Foto
Actualmente, Cáceres Monteiro era director editorial do grupo Edimpresa André Kosters/Lusa

Actualmente, Cáceres Monteiro era director editorial do grupo Edimpresa, ao qual pertence a revista "Visão".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Actualmente, Cáceres Monteiro era director editorial do grupo Edimpresa, ao qual pertence a revista "Visão".

O jornalista estava hospitalizado desde há três semanas.

Carlos Cáceres Monteiro, que durante a segunda metade da década de 70 assumiu o papel de presidente do sindicato de jornalistas, tinha editado há pouco mais de um ano o livro "Hotel Babilónia", uma compilação de várias crónicas de viagem, durante mais de 30 anos de caminhadas jornalísticas.

Contactado pela TSF, o candidato presidencial Mário Soares reagiu a esta notícia lembrando que Cáceres Monteiro era amigo dos filhos, tendo por ele "muito apreço, muita estima". "Gostava muito dele. Era um homem franco, um homem aberto", disse, acrescentando que Cáceres Monteiro "era uma figura do jornalismo que marcou uma geração", recordando que manteve com ele um contacto estreito, nomeadamente durante as suas campanhas eleitorais, que Cáceres Monteiro acompanhou, enquanto repórter.

O funeral de Carlos Cáceres Monteiro realiza-se amanhã ao início da tarde no cemitério dos Olivais, em Lisboa. O corpo estará a partir das 17h00 de hoje na Basílica da Estrela. Às 14h30 de quarta-feira realiza-se uma missa de corpo presente.