TGV: Espanha mantém intenção de construir quatro ligações a Portugal

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Espanha diz compreender as razões orçamentais que levaram Lisboa a adiar os outros três projectos Vicent Kessler/Reuters

“Espanha mantém a vontade política de concretizar os acordos subscritos pelos dois países sobre a construção de linhas de alta velocidade, durante a cimeira de 2003, na Figueira da Foz”, afirmou Javier Valanzuela, director-geral de informação internacional do Governo de Madrid, no início da cimeira, a decorrer em Évora.

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“Espanha mantém a vontade política de concretizar os acordos subscritos pelos dois países sobre a construção de linhas de alta velocidade, durante a cimeira de 2003, na Figueira da Foz”, afirmou Javier Valanzuela, director-geral de informação internacional do Governo de Madrid, no início da cimeira, a decorrer em Évora.

Naquele encontro, Portugal e Espanha acordaram construir linhas de alta velocidade entre Porto e Vigo (a concluir até 2009), Lisboa e Madrid (2010), Aveiro e Salamanca (2015) e entre Faro e Huelva (2018).

Contudo, face às actuais restrições orçamentais, o Governo de José Sócrates decidiu agora dar prioridade à ligação entre as duas capitais ibéricas, adiando para um futuro incerto as outras três ligações. Da mesma forma, Lisboa propôs o adiamento da data de conclusão da obra – uma decisão já aceite pelo Executivo de José Luís Zapatero.

Face a esta posição o porta-voz espanhol adiantou que Madrid "compreende e respeita profundamente a posição de Portugal face aos seus problemas orçamentais", apesar de adiantar que, por parte de Espanha, “até existiam condições para cumprir os calendários previstos sobre alta velocidade”.

Uma fonte do Governo português confirmou à Lusa o acordo para o adiamento da conclusão da linha Lisboa-Madrid, revelando que a nova proposta de calendário vai ser aprovada amanhã, no segundo dia da cimeira. O prazo para a conclusão da obra “será seguramente anterior a 2015”, adiantou a mesma fonte, sem adiantar pormenores.