Peça baseada em "O Crime da Aldeia Velha" estreia em Londres
Com tradução, adaptação e produção de Alice de Sousa, encenação de Bruce Jamieson da Galleaon Theatre Company, a peça é apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e o Arts Council do Reino Unido.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Com tradução, adaptação e produção de Alice de Sousa, encenação de Bruce Jamieson da Galleaon Theatre Company, a peça é apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e o Arts Council do Reino Unido.
A história é baseada em factos verídicos ocorridos em 1934 na aldeia de Soalhães, perto do Porto, onde decorre um auto-de-fé popular, resultado do fanatismo religioso da população.
Publicada em 1959, a obra de Bernardo Santareno coloca questões sobre o papel da religião e o seu impacto na humanidade, e foi interpretada na altura como um desafio ao regime fascista e às posições da Igreja Católica.
Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário, nasceu em 1920, em Santarém. Licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, na especialidade de psiquiatria. Bernardo Santareno usou a escrita como um veículo de mudança social e educação das massas.
Influenciado por Brecht, Lorca e Pirandello, tornou-se um dos dramaturgos de vanguarda em Portugal e foi considerado um dos responsáveis pela revolução no teatro ocorrida a seguir ao 25 de Abril.
Este ano, a Galleon Theater Company levou ao palco as obras "A Gaivota", de Antony Tchekhov, a "Casa de Bonecas", de Henrik Ibsen, e "A Morgadinha dos Canaviais", baseada no romance do escritor português Júlio Dinis, também adaptado por Alice de Sousa.
"O Crime da Aldeia Velha", com estreia marcada para a próxima terça-feira na Greenwich Playhouse, em Londres, estará em palco até 18 de Dezembro.