Porto: ligação do metro ao centro da Maia inaugurada no sábado

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O Metro do Porto prevê que o troço vá servir 1,8 milhões de passageiros por ano João Abreu Miranda/Lusa

O troço tem sete estações e 6,8 quilómetros de extensão, devendo ser servido com uma frequência de dez minutos (seis veículos por hora), que poderá vir ser acertada, para cima ou para baixo, dependendo da procura verificada.

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O troço tem sete estações e 6,8 quilómetros de extensão, devendo ser servido com uma frequência de dez minutos (seis veículos por hora), que poderá vir ser acertada, para cima ou para baixo, dependendo da procura verificada.

O Metro do Porto prevê que este troço, no qual foram investidos 103 milhões de euros, sirva 1,8 milhões de passageiros por ano, ligando a Maia ao centro do Porto (estação do Bolhão) em 25 minutos.

Para quem inicie o percurso no Fórum da Maia, o tempo estimado até à Casa da Música é de 17 minutos e até à estação terminal (Estádio do Dragão) de 32 minutos.

Até ao fim do ano será inaugurado o troço seguinte desta linha, entre o Fórum da Maia e o ISMAI (Instituto Superior da Maia), com 4,8 quilómetros de extensão e mais quatro novas estações.

A continuação desta linha - que deverá terminar na Trofa, aproveitando o antigo canal da linha da CP, que será duplicado - está ainda dependente da aprovação do Governo.

Com a entrada em serviço deste troço a extensão total da rede subirá para 29 quilómetros, em três linhas, a Azul (Estádio do Dragão/Senhor de Matosinhos), a Vermelha (Estádio do Dragão/Senhora da Hora/Pedras Rubras) e a Verde (Estádio do Dragão/Senhora da Hora/Fórum da Maia), sendo o troço Senhora da Hora/Estádio do Dragão comum.

Na egunda-feira será realizada a primeira viagem experimental na Linha Amarela - entre o Pólo Universitário da Prelada e a Câmara de Gaia - atravessando o rio Douro pela Ponte D. Luiz I, numa extensão de 5,987 quilómetros. A inauguração da linha deverá ter lugar entre a última semana de Agosto e a primeira de Setembro.

Será a segunda grande linha do Metro do Porto, já que as os troços das linhas Verde (Maia) e Vermelha (Pedras Rubras) funcionam neste momento mais como extensões da Linha Azul do que como linhas autónomas.