Português conquista menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática
O aluno português obteve dez pontos nas provas realizadas na última semana em Mérida, Yucatão (México), nas quais Portugal esteve representando por seis estudantes.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O aluno português obteve dez pontos nas provas realizadas na última semana em Mérida, Yucatão (México), nas quais Portugal esteve representando por seis estudantes.
Eduardo Manuel Dias é aluno do 12º ano da Escola Secundária de Domingos Sequeira, na Bajouca, a 30 quilómetros de Leiria e esta é a segunda vez que representa Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.
Este aluno será também um dos quatro representantes de Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que terão lugar de 24 de Setembro a 2 de Outubro em Cartagena de Índias, na Colômbia. Esta equipa será ainda composta por Joel Moreira, aluno da escola secundária José Saramago (Mafra) que obteve a segunda melhor classificação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais no México, e os dois melhores de um grupo de quatro alunos, ainda em processo de selecção.
Desde 1989 que Portugal envia uma equipa para estas competições de matemática destinadas a jovens do todo o mundo, tendo os portugueses conseguido ao longo dos anos várias menções honrosas e uma medalha de bronze.
Os prémios obtidos contrastam com as dificuldades dos alunos portugueses em lidar com a disciplina de Matemática.
O insucesso reflecte-se nos Exames Nacionais do Ensino Secundário, cuja média das classificações este ano situou-se nos 6,9 valores, na primeira fase das provas e nos do 9º ano, onde sete em cada dez reprovaram.
As Olimpíadas Portuguesas da Matemática são um concurso de problemas de matemática dirigido aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e também aos que frequentam o Ensino Secundário.
A ideia deste concurso promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática é incentivar e desenvolver o gosto pela área, detectar vocações científicas e tentar acabar com a carga negativa que existe em torno da disciplina num país em que é apontada como uma das mais problemáticas.