Vaivém Discovery colocado na plataforma de lançamento

Foto
O vaivém demorou mais de nove horas para percorrer os 6,4 quilómetros Gary Rothstein/EPA

A janela de lançamento para a missão STS-114 definida pela NASA é de 13 a 31 de Julho.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A janela de lançamento para a missão STS-114 definida pela NASA é de 13 a 31 de Julho.

O Discovery foi transportado para a plataforma, no Centro Espacial Kennedy, em Abril, mas no dia 26 de Maio a equipa viu-se forçada a retirá-lo da plataforma de lançamento depois de ter detectado uma avaria no depósito externo de combustível. Depois de ter substituído o depósito, o vaivém ficou pronto para regressar à plataforma.

O vaivém demorou mais de nove horas para percorrer os 6,4 quilómetros que separam o edifício onde foram feitas as reparações da plataforma de lançamento.

"Hoje não sentimos o mesmo entusiasmo da primeira vez, mas ainda assim foi uma grande emoção pôr o vaivém de volta na plataforma", disse Stephanie Stilson, engenheira da equipa.

Stilson acredita que o Discovery é agora um vaivém mais seguro, com todas as alterações feitas depois do acidente com o Columbia. A sua missão de doze dias na Estação Espacial Internacional é considerada um teste devido às modificações efectuadas.