Situação de seca grave manteve-se na segunda quinzena de Abril
Após a reunião será divulgado o balanço da situação de seca no país desde 15 de Abril, que vai manter, pelo menos, os níveis de seca extrema e severa registados em 80 por cento do país na primeira quinzena deste mês.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Após a reunião será divulgado o balanço da situação de seca no país desde 15 de Abril, que vai manter, pelo menos, os níveis de seca extrema e severa registados em 80 por cento do país na primeira quinzena deste mês.
"Não há melhoria" da situação de seca nos últimos 15 dias de Abril, afirmou o presidente do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão.
Alegando que não está concluído o balanço do Instituto de Meteorologia que serve de base ao relatório que será divulgado pela Comissão para a Seca 2005, Adérito Serrão escusou-se a precisar se nesta última quinzena os níveis de seca se mantiveram ou pioraram face aos primeiros 15 dias de Abril.
No dia 15 deste mês, cerca de 80 por cento do país estava nos piores níveis de seca (extrema e severa). O balanço indicava que a situação tinha piorado face à última quinzena de Março, quando 52 por cento do território nacional registava esses níveis de seca (severa e extrema).
A 31 de Março, o Governo colocou todo o território continental no primeiro nível de prevenção sobre a utilização de água, ordenando medidas imediatas como a reparação de fugas de água ou o reforço da vigilância nos sistemas de abastecimento.
Os trabalhos da Comissão para a Seca 2005 são coordenados pelo Instituto da Água, sob a direcção do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. Participam ainda no grupo de trabalho a Associação Nacional de Municípios, o Instituto Meteorologia, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e representantes do governo e das comissões de coordenação e desenvolvimento regional.
Na segunda reunião da comissão, que terá lugar segunda-feira, participam os secretários de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, da Agricultura, Luís Vieira, e da Administração Local, Eduardo Cabrita.