Al-Jazira divulga vídeo que mostra refém norte-americano

Foto
A embaixada dos EUA em Bagdad diz que o homem foi sequestrado no passado domingo Ali Haider/EPA

De acordo com a Al-Jazira - que apenas divulgou as imagens, sem som -, o norte-americano foi sequestrado há dois dias.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

De acordo com a Al-Jazira - que apenas divulgou as imagens, sem som -, o norte-americano foi sequestrado há dois dias.

Nas imagens surge um homem sentado numa secretária, ladeado por três indivíduos que lhe apontam armas à cabeça. No mesmo vídeo o alegado refém mostra o que parece ser um passaporte e uma fotografia.

Ainda segundo a Al-Jazira, o norte-americano pede ao seu Governo que inicie negociações com a resistência iraquiana e que retire os seus soldados do Iraque para que a sua vida seja poupada.

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdad avançou, entretanto, que o homem que surge nas imagens é o trabalhador norte-americano sequestrado na zona de Bagdad no passado domingo.

Um porta-voz da representação diplomática, Bob Callahan, indentificou o refém como sendo Jeffrey Ake, sem adiantar mais detalhes.

Até agora, não foi feita qualquer reivindicação.