Jorge Sampaio inicia hoje visita a França
Desde 1989, quando Mário Soares era chefe de Estado, que um Presidente português não se deslocava em visita oficial a França, um dos principais parceiros comerciais de Portugal e onde reside uma comunidade portuguesa de vários milhares de pessoas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Desde 1989, quando Mário Soares era chefe de Estado, que um Presidente português não se deslocava em visita oficial a França, um dos principais parceiros comerciais de Portugal e onde reside uma comunidade portuguesa de vários milhares de pessoas.
Do programa da visita constam eventos de carácter económico, como um encontro de empresários portugueses e franceses em Paris, amanhã, e um colóquio sobre tecnologia e inovação em Lyon, onde a comitiva presidencial se deslocará na quinta-feira.
A delegação que acompanha Sampaio inclui, para além de dirigentes de grupos económicos, escritores, cineastas, actores e músicos que irão animar uma série de debates sobre a cultura portuguesa com o objectivo de renovar a imagem de Portugal em França. Rodrigo Leão foi o artista convidado para representar a nova geração de criadores portugueses que são reconhecidos a nível internacional.
O músico irá realizar dois concertos, um na capital francesa e outro em Lyon. O ensino da língua portuguesa em França, uma das maiores preocupações da comunidade emigrante neste país, estará em destaque durante a visita de Sampaio.
O Presidente da República vai visitar um liceu onde irá contactar com alunos e professores, lançar uma campanha de divulgação do idioma e participar num colóquio na Universidade de Lyon sobre o ensino do Português.
Como pontos altos desta deslocação, Jorge Sampaio tem ainda prevista uma intervenção no Parlamento francês, amanhã, e uma palestra no Instituto de Ciências Políticas, na quarta-feira.
O chefe de Estado português será acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, da Economia, Manuel Pinho, e da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Os deputados Maria Carrilho (PS), Carlos Gonçalves (PSD), Abílio Fernandes (PCP) e Nuno Melo (CDS-PP), a presidente do Instituto Camões, Simonetta Luz Afonso, e os secretários de Estado da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, e da Educação, Jorge Pedreira, completam a comitiva oficial da visita a França.