Alegre discute listas até ao fim

Foto
Alegre logrou colocar vários apoiantes, incluindo a irmã, em lugar elegível André Kosters/Lusa

Em causa está saber quais os lugares conseguidos pelos seus apoiantes nas listas. Desde domingo - quando Alegre e João Cravinho, cabeça de lista por Faro, almoçaram com José Sócrates, precisamente para discutir as listas - que têm sido mantidos contactos,que têm provocado alterações.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em causa está saber quais os lugares conseguidos pelos seus apoiantes nas listas. Desde domingo - quando Alegre e João Cravinho, cabeça de lista por Faro, almoçaram com José Sócrates, precisamente para discutir as listas - que têm sido mantidos contactos,que têm provocado alterações.

Apesar das negociações , ontem era dado como garantido a ausência das listas de quatro nomes que apoiaram Alegre. O afastamento do Parlamento surge por razões diversas, mas atinge Maria Santos, Ana Benavente, Helena Roseta e Medeiros Ferreira.

O caso de Maria Santos e de Ana Benavente - ambas romperam com Alegre no fim do congresso pelo lugar em que surgiam colocadas nas listas para a direcção - eram dados como "liquidados", já que Maria Santos em Setúbal e Ana Benavente em Viseu foram recusadas pelas federações dos círculos onde era hábito candidatarem-se. E não foram repescadas na quota do líder.

Já sobre Helena Roseta não havia certezas. Mas anteontem houve uma reunião desta deputada com Sócrates com o objectivo de que ela pudesse sair com dignidade da Assembleia onde era uma das mais antigas parlamentares. Helena Roseta, que já em 2002 equacionou a saída das listas para ficar só como presidente da Ordem dos Arquitectos, não terá gostado de ver a notícia no "Expresso" que a dava como afastada das listas pela direcção.

Medeiros à espera do Conselho de Estado

Medeiros Ferreira sai das listas por vontade própria. O histórico deputado pelos Açores combinou com líder dos socialistas açorianos, Carlos César, que abandonava a lista da região autónoma e, em troca, o seu nome seria indicado por Sócrates para o Conselho de Estado. Sócrates terá aceite este "negócio".

As alterações ocorridas nas últimas semanas verificaram-se logo na lista de Lisboa em que Maria de Belém acabou a ocupar o terceiro lugar - pelos estatutos do PS de três em três nomes nas listas têm de haver uma mulher. Maria de Belém era a segunda em Aveiro, à semelhança de há dois anos e meio.

Na lista de Lisboa surge também Vera Jardim. .Ontem, à hora do fecho desta edição, dois problemas com alegristas: Ana Sara Brito e José Leitão estavam em lugares muito baixos e Alegre queriam que eles subissem.

No Porto, Alegre já tinha conseguido incluir Jorge Strecht Ribeiro na quota da distrital e feito subir Alberto Martins. Assim como tinha assegurado a colocação de Santos Silva e Manuela de Melo. E, ontem ao fim da tarde, ficaram assegurados lugares de relevo para José Magalhães e Marques Júnior. Este último, capitão de Abril, que, em 2002, foi cabeça de lista por Viana do Castelo, agora aparecia como oitavo em Setúbal, situação que Alegre rejeitou.

Dos apoiantes de Alegre, registe-se ainda que Manuel Maria Carrilho, inicialmente dado como candidato pelo Porto passou, a pedido de Alegre, para segundo em Viseu. A irmã de Alegre, Teresa Alegre Portugal, tinha ontem lugar elegível em Coimbra. Ana Catarina Mendonça Mendes é a nona por Setúbal e Ana Paula Fitas, como elegível em Évora.