FC Porto: Luís Fabiano apresentado no Estádio do Dragão
Luís Fabiano, de 24 anos, foi contratado "em cima da hora", já que o jogador apenas teve conhecimento do interesse do FC Porto no sábado, e vai representar o campeão europeu nas próximas cinco épocas desportivas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Luís Fabiano, de 24 anos, foi contratado "em cima da hora", já que o jogador apenas teve conhecimento do interesse do FC Porto no sábado, e vai representar o campeão europeu nas próximas cinco épocas desportivas.
O jogador, que representava o São Paulo, afirmou que a assinatura pelo FC Porto "é a concretização de um sonho" e que, apesar de ainda não conhecer todo os cantos à casa, já se sente integrado no espírito da família portista.
Fabiano vai herdar a camisola número nove deixada livre com a saída do avançado lituano Edgaras Jankauskas para o Nice, de França, confirmada pelo presidente do FC Porto.
Pinto da Costa sublinhou que a contratação de um jogador do nível de Luís Fabiano "nunca é fácil" e comparou-a a "uma corrida que foi ganha ao 'sprint' e já com a meta à vista, ao contrário de outras que se vencem rapidamente".
O jogador, que foi saudado de forma entusiástica por cerca de dois mil adeptos quando surgiu equipado a rigor no Estádio do Dragão, já foi inscrito na Liga de Clubes e hoje mesmo seguiu a documentação para a UEFA.
De acordo com o presidente portista, "Luís Fabiano é um jogador em quem o clube deposita uma grande esperança, apesar da sua juventude, quer do ponto de vista de resultados individuais quer para a equipa".
Pinto da Costa afirmou que o FC Porto investiu 1,875 milhões de euros na aquisição de 25 por cento do passe - apesar de possuir a totalidade dos direitos desportivos -, valores inferiores aos que, frisou, foram "levianamente atirados para o ar".
A recuperar de um estiramento no adutor da perna direita, Fabiano já falou com praticamente todos os seus novos colegas, entre os quais se encontra o também reforço Diego, seu colega na selecção brasileira.
O jogador, que ganhou a alcunha de "Fabuloso" na imprensa brasileira, considera-se um batalhador perto da área, onde fica à espera de uma oportunidade para fazer golos, e prometeu dar muitas alegrias aos adeptos.
Pelo que já viu do FC Porto, Luís Fabiano sente-se praticamente em casa, "o que é bom, porque ajuda à adaptação e eleva os níveis de confiança".
A primeira experiência do jogador na Europa, ao serviço do Rennes, de França, não resultou muito devido à sua juventude e inexperiência, mas Luís Fabiano assume estar mais maduro e preparado para este desafio.
Com a entrada de Luís Fabiano saem Jankauskas (Nice, França) e Bruno Moraes (Vitória de Setúbal), devido ao excesso de avançados, mas Pinto da Costa negou o alegado empréstimo de Hugo Almeida ou a venda do passe do sul-africano Benni McCarthy.
De acordo com Pinto da Costa, o treinador espanhol Victor Fernandez conta com McCarthy e tudo o que se tem dito e escrito sobre a possível saída do jogador para Inglaterra não passa de especulação.
Fabiano tem acompanhado o percurso do FC Porto, nomeadamente através do visionamento dos jogos na Liga dos Campeões da época passada. "Brasil e Portugal é meio parente e eu estava a torcer com uma presença na final", justificou.
Com a anunciada contratação de Luís Fabiano e as dispensas e empréstimos revelados nos últimos dias, bem como a renovação de Nuno Valente, o FC Porto tem praticamente a "casa arrumada" para a presente época.