Avaria em avião da Yes deixa mais de 200 portugueses retidos em Lisboa

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A Yes protagonizou um incidente do género este mês Miguel Madeira/PÚBLICO

"O avião devia ter partido às 10h30, mas ficou retido devido a uma avaria técnica", afirmou o responsável Marques dos Santos, acrescentando que "os 236 passageiros almoçaram a bordo e estão agora a sair do aparelho para irem para a sala de embarque".

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"O avião devia ter partido às 10h30, mas ficou retido devido a uma avaria técnica", afirmou o responsável Marques dos Santos, acrescentando que "os 236 passageiros almoçaram a bordo e estão agora a sair do aparelho para irem para a sala de embarque".

O responsável indicou que "o serviço de manutenção da TAP ainda está a tentar identificar a avaria", pelo que "não há previsão de quando o problema estará resolvido".

Uma das passageiras disse que "a entrada do avião já foi feita com atrasos [11h20]. Pouco depois o comandante informou que havia uma avaria no aparelho e que estavam a tentar resolver o problema para levantar voo".

Cerca das 15h00, os turistas portugueses preparavam-se para sair do avião, um Lockheed L1011, para regressarem à sala de embarque enquanto o problema não for resolvido. "Agora não sabemos quando partimos, se será ainda hoje ou não, e a Yes ainda não nos disse nada", adiantou a passageira, não identificada pela agência Lusa.

Marques dos Santos confirmou que há 260 turistas à espera daquele avião para regressarem de Cancun, no México.

Este é o segundo incidente do género que envolve a companhia Yes nas duas últimas semanas, depois de no passado dia 17 de Agosto dezenas de turistas portugueses terem ficado retidos dois dias em Natal, no Brasil, após uma avaria num dos motores do avião.

A solução encontrada na altura foi distribuir os passageiros por voos da TAP.

A Yes é uma companhia aérea de voos não regulares, detida em 51 por cento pela TAP Air Portugal e em 49 por cento pelo operador turístico Abreu.