Fernanda Ribeiro participa hoje pela quinta vez nos Jogos Olímpicos

Foto
PUBLICO.PT

Esta é a quinta participação olímpica consecutiva de Fernanda Ribeiro, sem a pressão de anos anteriores, quando lhe eram exigidas medalhas. A antiga campeã olímpica da distância (Atlanta 96) viajou para Atenas apenas disposta a fazer o seu melhor, embora com o pensamento em terminar entre as oito primeiras.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Esta é a quinta participação olímpica consecutiva de Fernanda Ribeiro, sem a pressão de anos anteriores, quando lhe eram exigidas medalhas. A antiga campeã olímpica da distância (Atlanta 96) viajou para Atenas apenas disposta a fazer o seu melhor, embora com o pensamento em terminar entre as oito primeiras.

Enquanto Fernanda Ribeiro fecha o dia dos portugueses, os marchadores Pedro Martins e Jorge Costa estão desde cedo a disputar os 50 quilómetros marcha - a prova começou às 05h00 de Lisboa.

O jovem canoísta Emanuel Silva alcançou a sétima posição na final de K1 1000 metros, que se disputou às 06h30 (08h30 locais).

Além da final de K1 1000 metros, a mesma distância vai também conhecer os medalhados em C1, K2, C2 e K4, enquanto as senhoras apenas disputam a prova decisiva de K4, mas na distância de 500 metros.

O salto com vara masculino, o salto em comprimento, o lançamento do dardo, os 110 metros barreiras e os 4x100 metros femininos são as outras cinco finais da jornada de atletismo.

O antepenúltimo dia dos Jogos vai conhecer também os campeões olímpicos no ciclismo BTT, na prova de "cross-country" feminina, no hipismo - após a final do concurso de saltos de obstáculos individual -,na natação sincronizada - na prova por equipas, programa livre -, e no pentatlo moderno.

O torneio de hóquei em campo masculino chega ao fim, com a atribuição da medalha de bronze (Alemanha-Espanha) e a final, entre Holanda e Austrália.

Os outros dois pódios da jornada são conhecidos no Taekwondo, quando estiverem concluídas as provas das categorias de -57kg femininos e -68kg masculinos.

Os atractivos do dia não se resumem às finais, pois também vão decidir-se os terceiro e quarto lugares do torneio masculino de futebol (Itália-Iraque); os finalistas dos torneios de andebol e basquetebol, masculinos e femininos; de pólo aquático; de voleibol masculino; e de pugilismo.

No torneio de andebol masculino, a campeã mundial Croácia defronta a Hungria, enquanto a Alemanha, campeã europeia, mede forças com a campeã olímpica Rússia. Ucrânia-Dinamarca e França-Coreia do Sul são os embates das meias-finais do torneio feminino.

No basquetebol, as meias-finais masculinas opõem a Itália à campeã da Europa Lituânia e a Argentina aos Estados Unidos, que tentam revalidar o título para atingirem o seu 13º troféu, enquanto as meias-finais femininas disputam-se entre a Rússia e os Estados Unidos (campeões olímpicos consecutivamente desde 1996), e entre o Brasil e a Austrália.

As meias-finais do torneio masculino de pólo aquático incluem os embates entre Hungria e Rússia e Grécia e Sérvia-Montenegro, enquanto no torneio de voleibol os finalistas vão sair dos confrontos Rússia-Itália e Estados Unidos-Brasil.