Jogos Olímpicos: Obikwelu tenta mais uma medalha no atletismo

Foto
Obikwelu foi o segundo a passar a meta na prova dos cem metros Paulo Novais/Lusa

O dia não começou da melhor forma para os portugueses, tendo em conta que, um dia depois de garantir presença na final de K1 1000 metros, o português Emanuel Silva não conseguiu o mesmo na distância de 500 metros, numa das seis meias-finais da ronda. Emanuel Silva foi sétimo na segunda meia-final, com o tempo de 1.43,051 minutos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O dia não começou da melhor forma para os portugueses, tendo em conta que, um dia depois de garantir presença na final de K1 1000 metros, o português Emanuel Silva não conseguiu o mesmo na distância de 500 metros, numa das seis meias-finais da ronda. Emanuel Silva foi sétimo na segunda meia-final, com o tempo de 1.43,051 minutos.

O primeiro da meia-final foi o britânico Ian Wynnie, com 1.38,361 minutos. A meia-final em que correu Emanuel Silva, de 18 anos de idade, foi a segunda mais rápida das três realizadas (qualificavam-se os três primeiros de cada) e o tempo com que foi creditado é inferior ao realizado nas qualificações, quando fez 1.40,067 minutos.

O jovem canoísta português disputa amanhã a final de K1 1000 metros.

Os velejadores Diogo Cayolla e Nuno Barreto são os outros dois portugueses em acção, participando em mais uma regata de Tornado, no dia em que chega ao fim a classe 49er, sem representação nacional.

No atletismo disputam-se as finais de salto em comprimento, 400 metros barreiras e 200 metros masculinos, na qual vai estar presente o português Francis Obikwelu, vice-campeão olímpico do hectómetro, que se qualificou ontem com um segundo lugar na segunda meia-final.

A jornada inclui igualmente meias-finais dos 1500 metros femininos, com a portuguesa Carla Sacramento; dos 110 metros barreiras e dos 800 metros masculinos.

Estados Unidos e Brasil disputam a final do torneio feminino de futebol (19h00 em Lisboa), enquanto Alemanha e Suécia decidem quem vai ficar com a medalha de bronze (16h00).

No dia em que se realiza a prova de pentatlo moderno, o hóquei em campo feminino também conhece os medalhados, com Holanda e Alemanha a lutarem pelo lugar mais alto do pódio, o mesmo acontecendo com o pólo aquático, cuja derradeira partida coloca frente-a-frente gregas e italianas.

Na luta greco-romana o programa inclui três finais (-60kg, - 74kg e -96 kg) e no taekwondo disputam-se integralmente as provas das categorias -49kg femininos e -58kg masculinos.

Os outros medalhados do dia são conhecidos nos saltos para água, após a final feminina de trampolim a três metros, e no triatlo masculino, cuja prova se disputa a partir das 08h00.

O voleibol feminino tem a jornada dedicada às meias-finais (Brasil-Rússia e Cuba-China), enquanto o andebol feminino tem o programa marcado pelos quartos-de-final.

A fase de acesso às meias-finais também vai ser disputada no basquetebol masculino, com o jogo grande a colocar o campeão olímpico Estados Unidos frente ao vencedor do Grupo A, a Espanha.