Agostinho Oliveira convoca Ricardo Quaresma para a selecção de sub-21

Foto
O técnico compreende que Quaresma estivesse à espera de ser chamado à selecção principal Estela Silva/Lusa

A saída de José Romão, após o desaire nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, onde a equipa foi eliminada ainda na primeira fase, fez regressar Agostinho Oliveira aos sub-21, agora numa missão de maior ligação aos "AA".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A saída de José Romão, após o desaire nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, onde a equipa foi eliminada ainda na primeira fase, fez regressar Agostinho Oliveira aos sub-21, agora numa missão de maior ligação aos "AA".

"É um trabalho mais integrado. A participação activa nos sub- 21 terá mais a ver com a possibilidade de passagem para a selecção AA. Estou numa relação directa com Scolari, para tentar que a selecção de esperanças ganhe qualidade e se projecte nos AA", explicou o técnico, frisando que é esse o objectivo prioritário no seu trabalho.

O novo papel de Agostinho Oliveira ficou definido ontem, e a sua função continuará a contemplar um trabalho de análise e apoio também aos AA, dentro de uma filosofia de que não existem "selecções estanques".

Para já o técnico vai tentar, no entanto, o apuramento dos sub-21 para o Europeu da categoria, em 2006, e essa meta começa já com dois jogos da fase de qualificação do grupo 3: frente à Letónia, em Riga (a 3 de Setembro) e perante a Estónia, em Águeda (a 7 de Setembro).

Dois jogos para os quais Agostinho Oliveira chamou um grupo de 20 jogadores, muitos dos quais com um percurso nas selecções e onde a estrela maior é o avançado portista Ricardo Quaresma, que esteve ausente dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Uma situação que Agostinho Oliveira compreende que possa ser à partida desmotivante para o avançado, na medida em que Quaresma - que algumas vezes chegou a ser convocado para os AA - pudesse aspirar a algo mais.

"É natural. Sei que algum jogador pode estar mais desmotivado, mas teremos que ser nós, por qualidade já demonstrada, a fazer essa transformação. Não há desmotivações, ou querem ou não. Mas se pudermos ter uma aproximação pedagógica, devemos fazê-lo", explicou Agostinho Oliveira.

A selecção de sub-21 concentra-se na terça-feira, até às 12h00, num hotel de Oeiras, e efectuará sessões de treino no Estádio Nacional antes de partir quinta-feira de manhã para a Letónia, onde defrontará no dia seguinte a selecção local.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bruno Vale (FC Porto) e Paulo Ribeiro (Vitória Setúbal)

Defesas: José Castro (Académica), Valdir (Ovarense), Organista (Santa Clara), Pedro Ribeiro (FC Porto), Amoreirinha (Benfica), Miguel Garcia (Sporting) e Laranjeiro (União Leiria)

Médios: Daniel (FC Marco), Raul Meireles (FC Porto), João Pereira (Benfica), Manuel Fernandes (Benfica) e Custódio (Sporting).

Avançados: Cristóvão (FC Porto), Ricardo Quaresma (FC Porto), Eliseu (Belenenses), Lourenço (Belenenses), Danny (Sporting) e Paulo Sérgio (Sporting).