Barril de referência da OPEP bate novo recorde histórico
O valor foi atingido na sexta-feira passada, mas, como é habitual, o cartel só hoje revelou o novo máximo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O valor foi atingido na sexta-feira passada, mas, como é habitual, o cartel só hoje revelou o novo máximo.
No dia anterior, o barril de referência da organização - baseado em sete tipos de crude - tinha fechado nos 42,6 dólares.
Ao divulgar estes números a OPEP informa ainda que a média da cotização do barril na última semana foi de 41,95 dólares, contra 40,09 dólares na anterior.
Esta manhã, o barril de crude continuava com tendência ascendente nos principais mercados petrolíferos, alimentada pelo conflito no Iraque e pelas incertezas quanto ao futuro da petrolífera russa Iukos.
Em Londres, o barril de Brent para entrega em Outubro cotava-se, às 10h00, nos 43,94 dólares. À mesma hora, as vendas electrónicas do "light sweet crude" americano registavam um aumento de 41 cêntimos, para os 47,13 dólares, ainda assim abaixo dos 49 dólares atingidos na quinta-feira.