Vela: confirmado adiamento das regatas devido ao forte vento

Foto
As fortes rajadas de vento provocaram o adiamento de algumas provas de vela e remo Kay Nietfeld/DPA/EPA

O programa da jornada previa a realização das terceira e quarta regatas das classes europe, na qual compete Joana Pratas, e laser, com Gustavo Lima, e as quinta e sexta de 470, onde está a dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O programa da jornada previa a realização das terceira e quarta regatas das classes europe, na qual compete Joana Pratas, e laser, com Gustavo Lima, e as quinta e sexta de 470, onde está a dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes.

O comité de regatas começou por dar diferimento para as "corridas" destas três classes, que corriam nos campos A e C. Depois, pelas 17h00 locais (15h00 em Lisboa), optou por cancelar definitivamente a sua realização, pois não se registaram melhorias das condições climatéricas.

Apenas foram disputadas as regatas das classes finn e yngling, pois estavam programadas para o campo D, onde o vento não se fazia sentir com tanta intensidade.

Neste momento, aguarda-se uma decisão sobre o agendamento de regatas nos próximos dias. Contudo, a organização pode optar por realizar três regatas em laser e europe, nos próximos dias, ou usar o "dia de reserva", na quarta- feira, para recuperar o atraso, enquanto o "dia de reserva" para a classe de 470 é já amanhã.

A classe mistral, na qual compete João Rodrigues, não tinha qualquer regata agendada para hoje, pelo que o seu programa não sofre alterações.

Remo: programa de amanhã contempla 22 regatas

Por seu lado, o programa da competição de remo nos Jogos Olímpicos prevê para amanhã a realização de 22 regatas, naquela que será a mais "longa" jornada, já que algumas das provas de hoje foram anuladas também devido ao vento.

A informação foi avançada pela organização dos Jogos, e depois das fortes rajadas de vento que hoje se fizeram sentir terem atrasado o programa, cujas primeiras regatas começaram a sair apenas a partir das 14h30 locais (12h30 em Lisboa).

De acordo com a nova calendarização, todas as provas de repescagem previstas para hoje foram adiadas para amanhã, à excepção das de double scull, em femininos, e dois sem timoneiro, programadas para quarta-feira.

E face à sobrecarga do programa de terça-feira, as provas de scull de quatro (femininos) e de shell de oito (femininos e masculinos), inicialmente previstas para esse dia, apenas se disputarão na quarta-feira.

As finais de remo dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 estão agendadas para sábado e domingo.