Chefes de equipa da urgência do Hospital Pedro Hispano demitem-se em bloco

Foto
A demissão tem como motivo o anúncio da substituição do director do Serviço de Urgência do HPH Dulce Fernandes/PÚBLICO

A fonte afirmou à Lusa que a demissão tem como motivo o anúncio, por parte da administração do hospital, da substituição do director do Serviço de Urgência, Silva Mendes, por Adelina Pereira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A fonte afirmou à Lusa que a demissão tem como motivo o anúncio, por parte da administração do hospital, da substituição do director do Serviço de Urgência, Silva Mendes, por Adelina Pereira.

"Os chefes de equipa não estão de acordo com a demissão do dr. Silva Mendes, nem com a nomeação da dr.ª Adelina Pereira para o lugar", disse à Lusa Manuela Dias, do SIM.

Por seu lado, Cristina Fiúza, vogal da administração do HPH disse à Lusa não ter qualquer conhecimento sobre a demissão dos chefes de equipa. "Confirmo a substituição do director do Serviço de Urgência e a nomeação da sua substituta, mas não a demissão dos chefes de equipa, que, até ao momento, não foi comunicada à administração", acrescentou aquela responsável.

A Lusa tentou contactar o director clínico do HPH, Hermínio Loureiro, para obter um comentário sobre a situação, o que, até ao momento, não foi possível.

O presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Miguel Leão, já comentou a situação, afirmando que "a atitude unânime e solidária dos médicos chefes de equipa da urgência indicia, objectivamente, a existência de conflitos graves naquela unidade hospitalar".

A demissão dos chefes de equipa não terá efeitos imediatos, já que continuarão a exercer funções até à nomeação dos seus substitutos.